O Bem Viver, programa do Brasil de Fato, traz uma entrevista com a ativista socioambiental Giovanna Nader sobre como a moda pode ser mais sustentável, a liberação de agrotóxicos no país e os caminhos para o respeito ao meio ambiente e a vida.
“O Brasil é um dos maiores exportadores de algodão no mundo, se não tem muita legislação na comida, imagina com algo que a gente não come, então, o que rola solto de agrotóxico na monocultura do algodão é muito grande. Quando a gente fala do algodão orgânico, a gente sabe que ainda é uma mínima produção brasileira se a gente compara com algodão convencional, mas cabe a gente, através da roupa que a gente usar, apoiar tecidos biodegradáveis”, afirma a ativista.
:: Bem Viver na TV: 'Não existe reforma urbana sem reforma agrária', afirma Luiza Erundina ::
Sobre a acessibilidade de roupas mais sustentáveis, Giovanna Nader dá a dica de brechós, que são espaço de venda de roupas usadas em boas condições a um preço mais em conta. Além disso, ela possui um projeto chamado Gaveta, que onde as pessoas podem trocar e reciclar roupas entre si sem gastar nada, e um produz o podcast “O Tempo Virou”, de educação e conscientização ecológica.
Nader também trouxe ao debate o chamado “PL do Veneno”, que está tramitando no Congresso Nacional e visa a flexibilização da liberação do uso de agrotóxicos.
“Ninguém quer gerir agrotóxico, só que a gente está falando para uma indústria muito poderosa que é o agronegócio e que tem uma bancada ruralista gigante. Então acredito que quanto mais a gente comentar sobre essa discussão e trazer para o público a realidade do que está acontecendo lá no Congresso, mais a gente vai conseguir impedir que mais essa boiada passe. Porque é um absurdo esse afrouxamento das legislações e essa quantidade de agrotóxico está sendo liberado”, denuncia.
Veja também: Bem Viver na TV estreia repaginado, com nova apresentação e parceria com Gastronomia Periférica
O texto é defendido pela Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), mas considerado por especialistas das áreas de saúde e meio ambiente como um retrocesso na legislação referente aos pesticidas, porque flexibiliza as normas de aprovação e venda de agrotóxicos. Tais produtos são conhecidos por contaminarem o meio ambiente e causarem danos à saúde.
Veja também: Do campo a cidade: conheça o caminho dos alimentos agroecológicos que vieram à Feira do MST
Para Giovanna Nader a saída é a educação e a agroecologia: “Como é que a gente vai sair desse buraco do que aconteceu nos últimos quatro anos é algo a se pensar. E como não deixar isso passar daqui pra frente? E eu só acredito que seja com agroecologia do outro lado, porque uma vez que a agroecologia se torna economicamente viável, lucrativa do país, é a única maneira da gente barrar agronegócio que é tão capitalista, é pelo capital também do outro lado”.
Veja também: Bem Viver na TV traz entrevista com Ruth Venceremos no mês do orgulho LGBT+
E tem mais...
O Momento Agroecológico traz a iniciativa da ONG Ação da Cidadania que inaugurou área agroecológica para combater a fome no Rio de Janeiro.
Gema Soto e a Gastronomia Periférica trazem uma receita criativa de nhoque de batata doce com pesto de PANC no Comida de Verdade.
No Mosaico Cultural o Festival da Salsa Cubana, uma grande celebração da cultura da ilha caribenha, em São Paulo.
E a cantora e ativista Avini dá um salve sobre seu novo trabalho.
Quando e onde assistir?
No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC
Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET.
Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.
TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Edição: Marina Duarte de Souza