Encontro 'Compromisso em Defesa da Terra' vai debater o processo que está parado no STF
O Cacique Raoni, liderança Kayapó reconhecida internacionalmente por sua luta pela causa indígena, convocou uma reunião no Alto Xingu, em Mato Grosso.
O encontro chamado Compromisso em Defesa da Terra, vai debater o impasse sobre o marco temporal, que está parado no STF após pedido de vistas do ministro André Mendonça e outros temas importantes como as futuras lideranças do povo indígena e a criação de um Comitê Indígena.
A reunião acontece entre os dias 24 e 28 de julho e 700 pessoas são esperadas no evento, que deve reunir, além de outras lideranças indígenas, membros do governo como a ministro do Meio Ambiente, Marina Silva, a ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara e os presidentes do Ibama e da Funai.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, que nesta semana tem apresentação do jornalista José Eduardo Bernardes.
Clima quente
Mais um capítulo do conflito entre o governo federal e Roberto Campos Neto foi lançado nesta semana. Após a nomeação de Gabriel Galípolo para a direção de política monetária do Banco Central, o presidente do BC baixou uma norma para impedir que diretores do banco deem entrevistas sem o seu aval.
A sinalização soou como censura, que impediria, por exemplo, que Galípolo falasse abertamente sobre a necessidade premente de derrubar a taxa de juros.
Áreas técnicas do banco, inclusive, tem tentado demover Campos Neto dessa ideia, que colocaria ainda mais lenha na fogueira que separa o Banco Central e o governo federal. Segundo esses técnicos, os diretores do Banco Central têm autonomia garantida por lei.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o ex-deputado federal Deltan Dallagnol. Nesta semana, a operação Spoofing da Polícia Federal revelou que o ex-procurador negociou diretamente com os Estados Unidos, por meio de mensagens, o pagamento de multas e penalidades da Petrobras no âmbito da Operação Lava Jato.
A negociação aconteceu em sigilo e não envolveu a CGU, a Controladoria Geral da União, que seria o órgão competente para gerir o acordo. A petroleira pagou cerca de US$ 850 milhões aos Estados Unidos.
No entanto, 80% desse valor deveria voltar ao Brasil. Mas, ao invés de ingressar nos cofres públicos, o valor foi destinado a um fundo privado, que a Operação Lava Jato criou.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes destinou o valor para a Amazônia e suspendeu a criação do fundo. É mais um caso envolvendo Dallagnol, que leva o ex-deputado para a Panela de Pressão.
Cafezinho
O Cafezinho da semana vai para a Seleção Brasileira feminina de futebol, que começa neste fim de semana a sua caminhada rumo ao título inédito da Copa do Mundo.
O Brasil está no grupo F da competição, e jogará com Panamá, França e Jamaica. As brasileiras são, junto da França, as favoritas para avançar de fase, rumo às oitavas de final.
O futebol feminino brasileiro tem ganhado cada vez mais estrutura e competitividade. No último ano, o campeonato nacional teve recordes de bilheteria nos estádios, bons jogos de futebol e tem chamado cada vez mais atenção.
Na última Copa do Mundo, a maior jogadora de todos os tempos, a brasileira Marta, já havia alertado que o país precisa pensar no futuro, formar novas jogadoras e dar um passo à frente na profissionalização da modalidade. Há ainda uma disparidade gigantesca nos salários pagos aos homens e às mulheres no futebol.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes