jogos de terça-feira

Boletim da Copa: colombianas estreiam com vitória; Filipinas surpreende e derrota Nova Zelândia

Suíça e Noruega empatam e deixam grupo A completamente embolado para a rodada final

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Colombianas festejam gol na vitória sobre a Coreia do Sul nesta terça-feira - Franck Fife/AFP

A Colômbia mostrou força e venceu a Coreia do Sul em sua estreia na Copa do Mundo feminina, em jogo iniciado na noite de segunda-feira pelo horário brasileiro. Durante a madrugada, a bola rolou para a segunda rodada do grupo A, que ficou embolado com a surpreendente vitória das Filipinas sobre a Nova Zelândia e o empate entre Suíça e Noruega.

Colômbia se impõe

A vitória colombiana sobre as sul-coreanas foi construída ainda no primeiro tempo. Uma das jogadoras mais experientes da seleção, Catalina Usme abriu o placar aos 30 minutos. Nove minutos mais tarde, a jovem craque Linda Caicedo, de apenas 18 anos, ampliou e deu números finais à partida.

A partida foi válida pelo grupo H, que tem ainda as seleções da Alemanha e de Marrocos. Na primeira rodada, as alemãs venceram as marroquinas por 6 a 0, e lideram o grupo pelo saldo de gols.

Tudo embolado no grupo A


Sarina Bolden marcou o primeiro gol do time filipino em Copas / Marty Melville/AFP

O grupo A inaugurou a segunda rodada da fase classificatória do torneio. Uma das seleções da casa, a Nova Zelândia foi surpreendida pela seleção das Filipinas, estreante em Copas. Com gol de Sarina Bolden, de cabeça, aos 24 do primeiro tempo, o time asiático garantiu os três pontos.


Em Manila, torcida filipina celebra a primeira vitória de sua seleção na história das Copas do Mundo / Jam Sta Rosa/AFP

A vitória filipina deixou tudo embolado no grupo A, especialmente depois do empate sem gols entre Suíça e Noruega, que completam o grupo. A jogadora de maior destaque na partida entre as europeias foi a goleira suíça Gaelle Thalmann, que fez belas defesas. 

A Suíça tem agora 4 pontos e lidera a chave. Nova Zelândia e Filipinas têm 3 pontos cada, enquanto a Noruega tem 1. Na última rodada, no próximo domingo (30), jogam Suíça x Nova Zelândia e Noruega x Filipinas. Todas as equipes têm chance de classificação.

Jogos de quarta

A rodada de quarta-feira começa de madrugada. Às 2h, pelo horário de Brasília, jogam Japão e Costa Rica. Na sequência, às 4h30, a Espanha encara Zâmbia. As duas partidas são pelo grupo C, liderado por japonesas e espanholas, que venceram na primeira rodada. 

Mais tarde, às 9h da manhã, jogam Canadá e Irlanda, pelo grupo B. As canadenses empataram com a Nigéria, enquanto as Irlandesas perderam para a Austrália na primeira rodada. Os dois jogos da madrugada serão transmitidos pela pela CazéTV, no YouTube; e pelo canal de TV por assinatura SporTV. Já o jogo da manhã passa apenas na CazéTV.

E o Brasil?

A seleção brasileira volta a jogar no próximo sábado (29), contra a França, em confronto entre as duas principais seleções da chave. Após a goleada por 4 a 0 sobre o Panamá, o time brasileiro pode garantir a classificação antecipada: basta vencer as francesas. O jogo começa às 7h (de Brasília) e terá transmissão pela Globo em TV aberta, além de CazéTV SporTV.

Edição: Thalita Pires