jogos de quarta

Boletim da Copa: Japão e Espanha são as primeiras classificadas às oitavas de final

Equipes voltam a vencer e vão brigar pela liderança do grupo C na rodada final; Canadá derrota a Irlanda de virada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Festa japonesa: campeãs em 2011, asiáticas já garantiram vaga nas oitavas desta Copa do Mundo - Sanka Vidanagama

A Copa do Mundo Feminina de 2023 já tem as duas primeiras seleções classificadas para as oitavas de final: Japão e Espanha venceram seus jogos, estão com 100% de aproveitamento e vão brigar pela primeira posição do grupo C na última rodada. Esta quarta-feira (26) teve ainda a primeira vitória das atuais campeãs olímpicas, as canadenses, neste Mundial.

As japonesas, campeãs da Copa em 2011, confirmaram a vaga com uma vitória por 2 a 0 sobre a seleção da Costa Rica. Com boa atuação, o time asiático garantiu o resultado ainda no primeiro tempo, com gols de Hikaru Naomoto e Aoba Fujino.

No segundo jogo da noite (madrugada no Brasil), a Espanha atropelou a seleção de Zâmbia por 5 a 0 e carimbou a classificação para a fase final. Após um início avassalador, com dois gols antes dos 15 minutos do primeiro tempo, as espanholas conduziram a partida sem sustos, e marcaram mais três vezes nos 20 minutos finais do segundo tempo. Teresa Abelleira abriu o placar, enquanto Jenni Hermoso e Alba Redondo fizeram dois gols cada.


Espanha não tomou conhecimento da seleção de Zâmbia / Saeed Khan

Com o fim da segunda rodada no grupo C, Espanha e Japão têm 6 pontos cada. Elas se enfrentam na próxima segunda-feira (31) para definir quem fica com a primeira posição do grupo. As espanholas, que têm saldo de gols melhor, jogam pelo empate. Costa Rica e Zâmbia jogam no mesmo dia, na despedida de ambas do Mundial.

Canadá desencanta

No jogo que fechou a jornada de quarta-feira, já pela manhã no Brasil, o time do Canadá, atual campeão olímpico, conseguiu sua primeira vitória. Mas foi suado: a Irlanda saiu na frente com lindo gol olímpico de Katie McCabe logo aos 3 minutos. O empate do Canadá veio no fim da etapa inicial, em gol contra de Megan Connoly. Adriana Leon marcou e confirmou a vitória canadense de virada no segundo tempo.


Canadenses e irlandesas fizeram jogo duro; no fim, melhor para as atuais campeãs olímpicas / Colin Murty

Com a vitória, o Canadá assumiu a liderança do grupo B, com 4 pontos. A Austrália, uma das donas da casa, tem 3. A Nigéria tem 1 ponto e a Irlanda, praticamente eliminada, ainda não pontuou. Australianas e nigerianas se enfrentam nesta quinta-feira, às 7h (de Brasília), em partida que terá transmissão da CazéTV, pelo YouTube, e pelo canal de TV por assinatura SporTV.

A noite desta quarta-feira tem um dos jogos mais aguardados da primeira fase. Finalistas da última Copa, Estados Unidos e Holanda se enfrentam a partir das 22h (de Brasília), com transmissão da CazéTV. Às 4h30 de quinta-feira, pelo mesmo grupo, se enfrentam Portugal e Vietnã (CazéTV e SporTV mostram ao vivo).

Expectativa em alta também para a próxima partida do Brasil. Nossa seleção joga no sábado (29), às 7h (de Brasília) contra a França, e garante vaga antecipada nas oitavas de final se vencer. O jogo será exibido em TV aberta pela Globo, e será transmitido também por SporTV e CazéTV.

Edição: Leandro Melito