As classificadas dos grupos B e E na Copa do Mundo feminina só serão conhecidas na última rodada. Os resultados dos jogos desta quinta-feira (27) deixaram a situação embolada nas duas chaves, ambas com três equipes em condição de avançar às oitavas de final.
:: Refugiada na Austrália, seleção feminina do Afeganistão luta para ter reconhecimento da Fifa ::
A jornada começou ainda na noite de quarta-feira (26) no Brasil. Em um dos jogos mais aguardados da primeira fase do Mundial, Estados Unidos e Holanda, finalistas da última edição, voltaram a se encontrar. Desta vez, ficaram no empate: 1 a 1.
As holandesas saíram em vantagem aos 17 minutos do primeiro tempo, com gol de Jill Roord. O empate das atuais bicampeãs mundiais veio aos 17 minutos da etapa final, gol de Lindsay Horan. As americanas pressionaram em busca da virada, mas o placar persistiu.
No outro jogo do grupo, a seleção de Portugal passou pelo Vietnã por 2 a 0, com uma atuação segura. Telma Encarnação e Kika Nazareth fizeram os gols da vitória antes da metade do primeiro tempo. Foi a primeira vez que a seleção portuguesa feminina venceu um jogo em Copas.
Com os resultados, americanas e holandesas têm 4 pontos cada, enquanto as portuguesas têm 3. Na última rodada, a Holanda pega o Vietnã (que ainda não pontuou e está eliminado), enquanto EUA e Portugal fazem um jogo de vida ou morte. Quem vencer, passa de fase. As americanas têm a vantagem do empate. Os jogos acontecem na terça-feira (1º).
Virada nigeriana embola o grupo B
Fechando a rodada de quinta-feira, a Austrália, uma das seleções da casa, fez um dos jogos mais emocionantes do torneio até aqui com a Nigéria. E as africanas se deram melhor, vencendo por 3 a 2 e deixando a situação aberta no grupo.
:: Lugar de mulher é no estádio e onde mais ela quiser: os coletivos de torcedoras do RS ::
Empurradas por quase 50 mil torcedores, as australianas abriram o placar no fim do primeiro tempo, gol de Emily van Egmond. Porém, ainda nos acréscimos da primeira etapa, a Nigéria buscou o empate com Uchenna Kanu. A virada veio no segundo tempo, com gol de Osinachi Ohale. Asisat Oshoala aproveitou vacilo da defesa australiana e ampliou. O time da casa pressionou, mas só conseguiu mais um gol, com Alanna Kennedy, já nos acréscimos.
A Nigéria é agora a líder da chave, com 4 pontos. O Canadá também tem 4, enquanto a Austrália tem 3 e a Irlanda 0. Na última rodada, na próxima segunda-feira (31), a Nigéria garante a vaga se vencer a Irlanda, que está eliminada. Enquanto isso, Canadá e Austrália fazem jogo decisivo para ambas.
Argentina em campo
Derrotada na estreia pela Itália, a Argentina joga às 21h desta quinta (pelo horário de Brasília) com a África do Sul, que perdeu para a Suécia. O jogo terá transmissão da Cazé TV (pelo YouTube) e pelo canal de TV por assinatura SporTV.
Já na madrugada de sexta, às 5h30, jogam Inglaterra e Dinamarca (jogo exclusivo da Cazé TV). Fechando a jornada, às 8h, se enfrentam China e Haiti (Cazé TV e SporTV transmitem). As duas partidas são pelo grupo D, que tem inglesas e dinamarquesas na liderança.
Tá chegando a hora...
O Brasil entra em campo no próximo sábado (29), às 7h (de Brasília), contra a França. Depois da vitória por 4 a 0 sobre o Panamá na estreia, o time brasileiro busca a vitória que garante a vaga antecipada nas oitavas de final. Além de Cazé TV e SporTV, o jogo terá transmissão em TV aberta pela Globo.
Edição: Geisa Marques