O Rio Grande do Sul tem 17.496 habitantes que se declaram quilombolas. O levantamento foi realizado pela primeira vez no Censo Demográfico 2022 e divulgado em Brasília, na manhã desta quinta-feira (27). O número corresponde a 0,16% do total da população gaúcha.
Brasil tem mais de 1,3 milhão de quilombolas; quase 90% estão em territórios não titulados
O estado tem a maior presença de quilombolas da Região Sul: mais da metade dos 29.056 quilombolas da região vivem no RS. O Paraná tem 7.113 habitantes quilombolas e Santa Catarina 4.447. O Rio Grande do Sul tem a décima terceira população quilombola do país em números absolutos.
Distribuição espacial
A análise espacial da distribuição da população quilombola no território brasileiro indica quatro eixos de concentração espacial. Regiões Sudeste e Nordeste estão em duas frentes principais: em torno da bacia do rio São Francisco até Pernambuco e nas cidades litorâneas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Vale do Ribeira, entre São Paulo e Paraná.
O segundo eixo está no baixo rio Amazonas, envolvendo municípios do Amazonas e da calha norte do Pará até a sua foz, e se projeta sobre o Maranhão, principalmente no entorno de São Luís.
Pretos e pardos têm menos terra e estão mais vulneráveis a insegurança fundiária
“Um terceiro eixo está entre as regiões Centro-Oeste e Norte, principalmente no entorno do Pantanal mato-grossense e na bacia do rio Guaporé. O Rio Grande do Sul faz parte do quarto e último eixo, mas não deixa de ser expressivo, em especial no Sul e Sudeste do estado”, informa Fernando Damasco, Gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas.
Territórios delimitados
O Rio Grande do Sul é o décimo oitavo estado com maior proporção de pessoas que se declaram quilombolas. De acordo com o Censo, 2.608 pessoas quilombolas do RS vivem em territórios oficialmente delimitados (14,91%) e as demais 14.888 vivem fora destes territórios (85,09%).
Já o total de pessoas (sendo elas quilombolas ou não) vivendo nos territórios oficialmente delimitados do RS é de 4.496, e 1.888 destes habitantes não se declararam quilombolas.
Após 40 anos de maus tratos, Brasil pede perdão aos quilombolas de Alcântara
O território de maior população no RS é o Morro Alto, localizado nos municípios de Maquiné e Osório, que tem 1.750 habitantes, seguido pelo Quilombo dos Alpes, em Porto Alegre (519 habitantes); e pelo São Miguel, em Restinga Sêca (457 habitantes).
Confira série especial do Brasil de Fato RS sobre os Quilombos Urbanos de Porto Alegre
O Censo Demográfico concluiu que há população quilombola em 89 municípios gaúchos. Em números absolutos, Porto Alegre tem a maior presença, com 2.295 habitantes quilombolas, seguida por Formigueiro (1.318) e Canguçu (1.179).
Em termos percentuais, o município com a maior população quilombola do estado é Formigueiro, em que 20,55% são quilombolas. Em seguida vêm Colorado (14,64%) e Dona Francisca (8,67%).
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko