ASSISTA

Bem Viver na TV traz Mariene de Castro e sorvete com ingredientes da reforma agrária

Programa traz entrevista especial com a artista no julho das pretas e destaca produção do "Gelado do Campo" do MST

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bem Viver na TV traz uma entrevista com a cantora e compositora baiana Mariene de Castro - Divulgação

Fechando o Julho das Pretas, mês que celebra o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, o Bem Viver, programa do Brasil de Fato, traz uma entrevista exclusiva com a cantora e compositora Mariene de Castro, que completa 25 anos de carreira.

Nascida em Salvador (BA), Mariene é reconhecida por exaltar a cultura afro-brasileira. Ela lança esse ano o show Maria da Canção, em parceria com Roberto Mendes. A artista traz no bate-papo as expectativas para o novo álbum, que deve ser lançado em setembro, e a resistência de trazer na sua trajetória as referências da matriz africana.

:: Bem Viver na TV: 'Agroecologia é a única maneira de barrar o agronegócio', diz Giovanna Nader ::

"Eu acho que a minha missão aqui na vida e na música é carregar e trazer a história da minha gente através dessas pessoas que escreveram essas músicas e construíram meu repertório. Um repertório que foi contando a história do meu povo, a minha história e uma coisa entrelaçada com a outra com muita ancestralidade, porque a gente fala também dos nossos antepassados. Então eu acho que é uma missão desafiadora, porque chegar aos 25 anos de carreira escolhendo o que eu escolhi cantar é para quem tem muita coragem, porque nós somos artistas independentes", pontua ela.

Apesar do tempo de estrada, reconhecimento nacional e internacional, Mariene fala também da ausência dela no carnaval soteropolitano, assim como Moraes Moreira, Batatinha, Riachão, músicos de referência no estado que faleceram e receberam, segundo ela, apenas homenagens póstumas. "O samba nasceu lá na Bahia e por que o samba não faz parte do carnaval de Salvador?", questiona.

:: Bem Viver na TV: 'A gente não pode ser artista do agro genocida', diz Gaby Amarantos ::

Sobre a luta contra o racismo e o enfrentamento ao feminícidio, Mariene também comenta que o país está num "lugar de reconstrução" de algo que a gente já tinha avançado.

"Voltamos algumas casas atrás e agora é o momento de lutar, se reposicionar, porque abriu um canal violento em muitos setores e pessoas se sentiram autorizadas a fazer tudo o que está se fazendo com a mulher e os negros. Pra gente refazer, retomar essa força leva tempo e muito trabalho. Todos os dias é lutar e se posicionar em cada palavra, em cada aparição. Nós como formadores de opinião temos um papel importantíssimo nessa reconstrução e nesse lugar que tentaram nos matar, mas a gente escolheu não morrer e a gente não vai deixar ficar do jeito que está", afirma.

E tem mais...

Conheça também o sorvete orgânico "Gelado do Campo", feito com matéria-prima vinda de assentamentos da reforma agrária.

No Momento Agroecológico como produtores do MST deixaram a pitaya mais acessível para todos. 

Veja também: Bem Viver na TV: Como a agricultura urbana pode atuar no combate a fome?

No Comida de Verdade, Gema Soto ensina uma receita típica das vovós venezuelanas, os Bunhuelos de Yuca. Deliciosos bolinhos de mandioca com uma calda de rapadura e especiarias.

E ainda tem Dica de Saúde com a pediatra Fabiana Botelho sobre a "Mão-pé-boca", que afeta muito as crianças.

Quando e onde assistir? 

No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui. 

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Marina Duarte de Souza