A seleção da Colômbia protagonizou uma das maiores zebras e também uma das mais belas histórias da Copa do Mundo Feminina em toda a sua história ao vencer a Alemanha, uma das equipes mais cotadas ao título, neste domingo (30). O dia ficou marcado também pelas classificações de Suíça e Noruega, que eliminaram uma das "donas da casa", a Nova Zelândia; e pela primeira vitória árabe em um Mundial feminino.
Festa colombiana em Sydney
Quando a seleção da Colômbia entrou em campo, nem parecia que estava jogando do outro lado do mundo. A empolgada torcida que tomou conta do Estádio de Sydney (Austrália) viu um time que mostrou técnica e disposição durante todo o tempo.
Após um primeiro tempo sem gols, as colombianas saíram na frente aos 7 minutos da etapa final, quando a jovem craque Linda Caicedo limpou a defesa alemã e bateu na gaveta para marcar um dos mais belos gols da Copa.
A Alemanha, então, partiu com tudo para buscar o empate. As colombianas mostraram força defensiva e conseguiram conter o ímpeto até os últimos minutos, mas, aos 42, a goleira Catalina Pérez derrubou Lena Oberdorf na área. Pênalti que a veterana Alexandra Popp cobrou e empatou.
Apesar do balde de água fria, a torcida colombiana não perdeu as esperanças e cantou alto para empurrar o time. E a recompensa veio já nos acréscimos, aos 51 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, Manuela Vanegas tocou de cabeça e fez o gol da vitória, garantindo a festa nas arquibancadas e no gramado e a liderança do grupo.
Na outra partida pela segunda rodada do grupo H, mais um resultado histórico: a seleção do Marrocos, estreante em Copas, venceu sua primeira partida: 1 a 0 sobre a Coreia do Sul. Foi o primeiro triunfo de uma seleção árabe em um Mundial feminino. O gol saiu logo aos 6 minutos do primeiro tempo, marcado por Ibitissam Jraidi.
Com os resultados, a Colômbia chegou a 6 pontos, Alemanha e Marrocos têm 3 cada e a Coreia ainda não pontuou. Na última rodada as alemãs enfrentam as coreanas e as marroquinas jogam com as colombianas. Os jogos acontecem na quinta-feira (3).
Para a Colômbia, basta um empate para garantir o primeiro lugar do grupo. Isso significa que, caso o Brasil vença a Jamaica, provavelmente enfrentará nossas vizinhas nas oitavas de final.
Europeias avançam no grupo A; anfitriã, Nova Zelândia está fora
Enquanto isso, o grupo A já teve suas últimas partidas. Na madrugada deste domingo (pelo horário de Brasília), Suíça e Noruega garantiram classificação, enquanto Nova Zelândia (um dos times da casa) e Filipinas foram eliminadas.
As neozelandesas lutaram, mas não conseguiram sair do 0 a 0 com as suíças. O resultado deu a vaga ao time europeu. A Nova Zelândia é a primeira seleção anfitriã a não passar de fase em uma Copa feminina (a seleção da Austrália, o outro país sede, ainda tenta a vaga).
No outro jogo da chave, a Noruega enfim mostrou o futebol que se espera de uma seleção campeã mundial e atropelou as Filipinas: 6 a 0. Destaque para a atacante Sophie Román Haug, que fez três gols.
Na classificação final do grupo A, a Suíça ficou com 5 pontos, a Noruega com 4, a Nova Zelândia também com 4 (mas com saldo de gols menor) e Filipinas com 3.
A definição das adversárias de Suíça e Noruega sai na madrugada desta segunda-feira (31), às 4h, pelo horário de Brasília. Japão e Espanha, que já estão classificadas, se enfrentam para saber quem passa em primeiro e quem fica com o segundo lugar do grupo C. No mesmo horário jogam Costa Rica e Zâmbia, que já estão eliminadas.
A rodada tem ainda a definição de quem fica com as vagas no grupo B. A bola rola às 7h (de Brasília) para Canadá x Austrália e Irlanda x Nigéria, em jogos simultâneos. As irlandesas estão eliminadas, as outras três seleções brigam por classificação.
A Cazé TV transmite todas as partidas ao vivo, pelo YouTube. O canal por assinatura SporTV mostra os jogos Espanha x Japão e Canadá x Austrália.
Brasil em campo na quarta
A seleção brasileira joga pela vaga na próxima quarta-feira (2), contra a Jamaica. Nossa seleção precisa vencer para passar às oitavas de final. O jogo será transmitido em TV aberta pela Globo e também por Cazé TV e SporTV.
Edição: Rodrigo Chagas