grupos 'b' e 'c'

Boletim da Copa: campeãs olímpicas, canadenses estão eliminadas; Austrália e Nigéria avançam; Japão atropela Espanha

Austrália mostra força e goleia para avançar; Nigéria segura empate com a Irlanda; Zâmbia se despede com vitória

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Decepção canadense: time campeão olímpico está fora da Copa do Mundo feminina ainda na primeira fase - William West/AFP

Uma das equipes mais cotadas para a conquista da Copa do Mundo Feminina, a seleção do Canadá deixa o Mundial ainda na primeira fase. O time campeão olímpico precisava vencer as anfitriãs australianas, mas foi goleado por 4 a 0 nesta segunda-feira (31), em uma rodada que teve ainda classificação nigeriana, atropelo japonês sobre a Espanha e despedida de Zâmbia – que venceu a partida, mas não se classificou.


Australiana Hayley Raso (camisa 16) finaliza para marcar: ela fez os dois primeiros gols de sua seleção contra o Canadá / William West/AFP

A disputa por vaga no grupo B estava aberta: Nigéria, Austrália e Canadá brigavam pelas duas vagas. No confronto direto, a melhor posição ficou com a seleção dona da casa, que aproveitou melhor as chances que teve e saiu na frente com dois gols de Hayley Raso ainda no primeiro tempo, para a festa da torcida que lotou o estádio em Melbourne.

Na volta para a etapa final, a treinadora da seleção canadense, Beverly Priestman, mudou quatro jogadoras e partiu para o tudo ou nada. Melhor para a Austrália, que fez mais dois gols, com Mary Fowler e Steph Catley para confirmar a goleada e a vaga.

A Austrália chegou aos 6 pontos e ficou com o primeiro lugar do grupo, já que, na outra partida, a Nigéria não passou de um empate sem gols com a Irlanda. O resultado foi suficiente para garantir a classificação das nigerianas na segunda posição, com 5 pontos. O Canadá terminou com 4 e a Irlanda com 1.
 


Jogo entre Nigéria e Irlanda termina sem gols / Patrick Hamilton/AFP

Australianas e nigerianas aguardam a definição das vagas no grupo D para conhecerem suas adversárias nas oitavas de final. A chave tem Inglaterra, Dinamarca, China e Haiti.

Japão passa pela Espanha com goleada

Já classificadas, japonesas e espanholas entraram em campo para definir a liderança do grupo C, em confronto direto. O Japão mostrou consistência e eficiência nas finalizações para vencer por 4 a 0, mesmo tendo menos posse de bola. Os gols japoneses foram marcados por Hinata Miyazawa (duas vezes), Riko Ueki e Mina Tanaka.
 


Demonstrando eficiência, Japão atropela Espanha / Marty Melville/AFP

Zâmbia 3 x Costa Rica 1

Na outra partida da chave, Zâmbia conquistou sua primeira vitória em uma Copa do Mundo ao passar pela Costa Rica por 3 a 1, em confronto que marcou a despedida das duas equipes do Mundial. Os gols da equipe africana foram marcadas por Lushomo Mweemba, Barbara Banda e Racheal Kundananji. Melissa Herrera descontou para as costarriquenhas. O gol de Barbara Banda, cobrando pênalti, foi o milésimo da história das Copas do Mundo femininas.


Racheal Kundananji celebra o gol que confirmou a vitória zambiana sobre a Costa Rica / Saeed Khan/AFP

O grupo C terminou com liderança japonesa, com 9 pontos conquistados. Espanha ficou em segundo, com 6. Zâmbia somou 3, e a Costa Rica ficou zerada. Nas oitavas de final, as japonesas vão encarar a seleção da Noruega, em duelo entre duas seleções que já foram campeãs do Mundo. Já as espanholas enfrentarão a Suíça. As duas partidas acontecerão no próximo sábado (5).

EUA jogam nesta terça (1º) para evitar eliminação

A rodada desta terça-feira (1º) tem como destaque a partida entre Estados Unidos e Portugal. Atuais bicampeãs mundiais, as estadounidenses precisam de ao menos um empate para avançar. Se perderem, podem ficar fora ainda na primeira fase. O jogo é válido pelo grupo E, que tem ainda o confronto entre Vietnã e Holanda. As vietnamitas estão eliminadas, as holandesas são favoritas para vencer e garantir classificação. Os dois jogos começam às 4h da manhã (pelo horário de Brasília).

Já pela manhã, às 8h (de Brasília), acontecem os jogos da rodada final do grupo D. China encara Inglaterra, enquanto Haiti pega Dinamarca. A classificação do grupo mostra a Inglaterra na liderança, com 6 pontos, enquanto China e Dinamarca têm 3 pontos cada; já o Haiti não pontuou. As inglesas só precisam de um empate para ficar com o primeiro lugar do grupo e só serão eliminadas a partir de uma combinação de resultados. A segunda vaga tem disputa aberta.

O canal de TV por assinatura SporTV transmite ao vivo as partidas entre Estados Unidos e Portugal e entre Haiti e Dinamarca. Os outros jogos do dia terão transmissões exclusivas na Cazé TV, que exibe ao vivo todas as partidas da Copa do Mundo.

Brasil em campo na quarta-feira

Após a derrota para a França, o time do Brasil ficou obrigado a vencer a Jamaica para conseguir a classificação. O jogo acontece na próxima quarta-feira (2), às 7h (de Brasília), com transmissão da Globo em TV aberta. Cazé TV e SporTV também transmitem.

Edição: Rodrigo Chagas