Neste domingo (30) foi lançado o movimento Flor del Pago com o objetivo de valorizar e incentivar aspectos da cultura sul-americana. A atividade reuniu músicos, declamadores e grupos de candombe num restaurante uruguaio na Cidade Baixa. Após as apresentações seguiram pelas ruas no final da tarde até a praça Garibaldi.
A intenção é repetir o encontro uma vez por mês. Nesta primeira edição se apresentaram os músicos Ciro Ferreira, Zé Martins, Cecília Três, o grupo de candombe La Brasa Lunera, a bailarina Carla Almeida Pfeifer além de recital de poesias do missioneiro Olívio Dutra, ex-governador e ex-prefeito da Capital e o escritor Luiz Fernando Barrios.
Idealizado pelo músico Ciro Ferreira e o jornalista Guilherme de Oliveira, o projeto visa difundir a música, dança, literatura, culinária e outros aspectos do Rio Grande do Sul e de países vizinhos como Uruguai e Argentina.
“A intenção é aproximar as pessoas que gostam, se identificam, são fronteiriços, ou mesmo oriundos desses países com os quais temos tantas similaridades. Sentimos essa ausência de mais espaços para essas manifestações das quais fazemos parte. Estamos de costas aos nossos vizinhos ou mesmo da criação missioneira, pampeana, mais sureña”, resume Oliveira.
Ciro Ferreira é violonista, compositor e cantor com amplo conhecimento do repertório sul-americano. Sua companheira Carla é professora de danças argentinas, como zamba e chacarera.
A atividade ocorreu no restaurante Matrero Parrilla de Barrio, de propriedade do uruguaio Robert Loyart.
Olívio Dutra e Ciro Ferreira / Foto: Matheus Piccini
Ciro Ferreira / Foto: Matheus Piccini
Guilherme Oliveira / Foto: Matheus Piccini
Zé Martins / Foto: Matheus Piccini
Grupo de candombe La Brasa Lunera / Foto: Matheus Piccini
Bailarina Carla Almeida Pfeifer / Foto: Matheus Piccini
Foto: Matheus Piccini
Foto: Matheus Piccini
Foto: Matheus Piccini