Mais de 5,6 milhões de pessoas vão receber nesta segunda (31) a restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) 2023, em um montante que, somado, passa de R$ 7 bilhões. É o terceiro lote pago pela Receita Federal neste ano.
O valor da restituição será pago diretamente na conta bancária indicada na declaração. Quem ainda não conferiu se vai receber neste lote, pode acessar o site oficial da Receita Federal para checar. Outra alternativa é baixar o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
:: Vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda? ::
Neste lote, além dos contribuintes prioritários (pessoas com idades acima de 60 anos, com algum tipo de deficiência ou moléstia grave ou que tenham o magistério como maior fonte de renda), receberão a restituição quase 3,9 milhões de pessoas sem prioridade legal, mas que usaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
Caso a pessoa esteja na lista mas não receba o valor na conta bancária, o dinheiro ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil, mesmo para correntistas de outros bancos. Quem estiver nessa situação deve agendar o crédito em sua conta bancária Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
:: Privatizações encarecem gás de cozinha na Bahia e Amazonas ::
O primeiro lote de restituição foi pago em 31 de maio. O segundo, em 30 de junho. Depois deste terceiro, haverá mais dois: um em 31 de agosto, outro em 29 de setembro.
Edição: Leandro Melito