Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Geral

QUEDA DOS JUROS

Copom reduz Selic em 0,5 ponto após três anos; taxa vai a 13,25% ao ano

Taxa básica de juros da economia ficou um ano em 13,75% ao ano com o argumento de controle da inflação

% buffered00:00
Download
00:00
02.ago.2023 às 17h51
Curitiba (PR)
Redação

Na imagem, edifício sede do Banco Central, em Brasília - Foto: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (2) reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual. Com a decisão, a chamada taxa Selic foi rebaixada para 13,25% ao ano – mesmo nível de agosto de 2022.

O corte definido pelo Copom foi o primeiro anunciado em três anos. Em agosto de 2020, durante a pandemia e a crise econômica causada por ela, o BC reduziu a Selic de 2,25% ao ano para 2% ao ano.

:: BC discute Selic com dados econômicos pressionando por queda ::

Depois disso, em quatro reuniões, até janeiro de 2021, o Copom manteve a Selic em 2%.

A partir daí, iniciou uma sequência de 12 elevações seguidas da Selic – a mais longa em 23 anos. De março de 2021 a agosto de 2022, a taxa básica de juros foi multiplicada por quase sete. Passou de 2% para 13,75%.

O aumento, na época, foi considerado necessário pelo Copom para conter a inflação, que crescia também por consequência da pandemia. Em abril de 2022, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), chegou a acumular 12,1% em 12 meses.

Depois, porém, a índice começou a baixar. Neste junho, ele caiu a 3,16%, e, em julho, deve ser ainda menor, segundo prévia divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

:: Entenda como a taxa Selic afeta sua vida e toda a economia ::

Até junho, entretanto, o Copom não via espaço para redução da Selic. Tanto foi assim que a manteve em 13,75% ao ano por sete reuniões consecutivas.

Já desta vez, o comitê considerou a queda da inflação. Por isso, contrariou a opinião da maioria dos economistas ligados a bancos e cortou a Selic em 0,5 ponto, e não só 0,25. "O Copom avaliou a alternativa de reduzir a taxa básica de juros para 13,50%, mas considerou ser apropriado adotar ritmo de queda de 0,50 ponto percentual nesta reunião em função da melhora do quadro inflacionário", informou o BC.

A decisão foi dividida. Quatro membro do Copom defendiam uma queda menor, de 0,25. Cinco deles, incluindo o presidente do BC, Roberto Campos Neto, votaram pelo corte de 0,50 ponto.

Críticas e pressão

Campos Neto vinha sendo publicamente criticado por governo, empresários e sociedade por conta da Selic. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou da gestão de Campos Neto no BC por mais de uma vez.

Ele e boa parte da diretoria do BC que opina sobre a taxa básica de juro foi nomeada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro também sancionou a lei que concedeu ao BC autonomia ante ao governo. Por conta disso, Campos Neto e seus colegas diretores não puderam ser trocados após a posse de Lula.

:: Entenda a disputa entre Lula e o Banco Central ::

Lula foi o primeiro presidente a governar o país tendo que adaptar-se às decisões do Copom cujos nove membros não foram indicados por ele.

Na reunião encerrada nesta quarta, contudo, o economista Gabriel Muricca Galípolo, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, e o advogado Ailton de Aquino, servidor do BC, opinaram sobre a Selic –a qual acabou caindo. Eles foram indicados por Lula, sabatinados pelo Senado e assumiram em julho a diretoria de Política Monetária e de Fiscalização do BC, respectivamente.

Os dois indicados por Lula votaram por um corte maior na Selic.

Editado por: Thalita Pires
Tags: banco centraldireitos sociais e econômicosSelictrabalho e emprego e geração de renda
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIA DAS MÃES

“Maternar é escolha, mas exige renúncias em uma sociedade que não ampara”, afirma vereadora

PARTICIPAÇÃO

100 propostas para uma transição ecológica: conheça os resultados da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente

UM ANO DA ENCHENTE

Porto Alegre segue vulnerável a cheias e alagamentos

Temporal no RS

Tempestades causam estragos em mais de 30 cidades gaúchas

FEIRA DO MST

Venezuela percebeu importância do campo para soberania, diz militante do MST que trabalhou no país

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.