quem perder tá fora

Mata-mata da Copa começa na madrugada deste sábado com duas partidas

Japão pega a Noruega; Suíça enfrenta a Espanha; quem passar, estará entre as oito melhores do Mundial

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Japonesas fizeram a melhor campanha da primeira fase - Marty Melville/AFP

A Copa do Mundo feminina de 2023 pode ter acabado mais cedo que o esperado para a seleção brasileira, mas a bola segue rolando nos gramados da Austrália e da Nova Zelândia. E a fase de confrontos eliminatórios, os famosos "mata-matas", começa na madrugada desde sábado pelo horário brasileiro.

O primeiro jogo das oitavas de final acontece às 2h (de Brasília), e será um confronto europeu: a Suíça encara a Espanha. A partida acontece na cidade neozelandesa de Auckland.


Time suíço liderou o grupo da anfitriã Nova Zelândia na primeira fase / Sanka Vidanagama/AFP

Primeira colocada no grupo C, a Suíça chega invicta e sem sofrer gols até aqui, mas também não brilhou. O time venceu as Filipinas por 2 a 0 e empatou duas partidas em 0 a 0, com a Noruega e a Nova Zelândia. 

Já a Espanha passeou nos dois primeiros jogos: venceu a Costa Rica por 3 a 0 e a seleção de Zâmbia por 5 a 0. Porém, sofreu uma goleada por 4 a 0 para o Japão, e por isso terminou a primeira fase na segunda posição de seu grupo.


Espanholas ficaram com a segunda posição no grupo C, atrás do Japão / Saeed Khan/AFP

As japonesas fazem o segundo jogo das oitavas. A partir das 5h (de Brasília), o time asiático, campeão do Mundo em 2011, vai encarar a Noruega, que levantou o troféu em 1995. O jogo acontece em Wellington, na Nova Zelândia.

Além da goleada sobre a Espanha, o Japão venceu suas duas outras partidas: 5 a 0 sobre Zâmbia e 2 a 0 na Costa Rica. Com isso, o time teve a melhor campanha entre todas as seleções na primeira fase.


Filipina Alicia Barker, que fez gol contra, lamenta enquanto norueguesas comemoram / Saeed Khan/AFP

A Noruega começou mal, e perdeu o jogo de abertura para a Nova Zelândia por 1 a 0. Após o empate sem gols com a Suíça, o time viu a classificação ficar ameaçada. Porém, confirmou a vaga com uma goleada por 6 a 0 sobre as Filipinas, fechando a primeira fase na segunda posição do grupo A.

Os dois jogos desta madrugada terão transmissão da Cazé TV (que transmite todas as partidas do Mundial pelo YouTube). O canal por assinatura SporTV transmite o jogo entre Suíça e Espanha.

Edição: Thalita Pires