Dia 1 das oitavas

Copa: Japão e Espanha passam por primeiro mata-mata sem sufoco e garantem vaga nas quartas

Primeiro dia das oitavas de final foi marcado por gols contra, mas sem grande susto; Suíça e Noruega estão fora da Copa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Jogadoras da Espanha comemoram o terceiro dos quatro gols marcados na vitória contra a Suíça - Saeed Khan / AFP

Atropelando a Suíça por 5x1, a seleção espanhola fez todos os gols da partida das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina que aconteceu neste sábado (5) em Auckland. Apesar do gol contra estapafúrdio cometido pela espanhola Laia Codina numa recuada de bola para a goleira, o jogo ficou marcado pela boa atuação de Aitana Bonmatí, com dois gols e uma assistência.  

Com um placar menos elástico, mas também com direito a gol contra e uma vitória sem grandes angústias, o Japão eliminou a Noruega marcando 3x1.  

Os gols foram de Risa Shimizu e Hinata Miyazawa. Esta última, jovem meio-campista japonesa, balançou a rede cinco vezes nesta Copa e é a artilheira do torneio. Até agora o Japão ganhou todos os jogos, goleando inclusive a Espanha, uma das candidatas a levar a taça para casa.  


Miyazawa decide o jogo do Japão contra a Noruega e, com cinco gols, é a artilheira da Copa / Marty Melville / AFP

Assim terminou o primeiro dia das oitavas de final. Agora, a Espanha vai enfrentar, nas quartas, a vencedora da partida entre Holanda e África do Sul, que acontece às 23h deste sábado (5), no horário de Brasília.  

Já o futuro do Japão depende do resultado de um duelo de gigantas. A Suécia e os Estados Unidos se enfrentam pela sexta vez em nove edições da Copa do Mundo. Destes jogos, as estadunidenses venceram quatro e empataram dois.  

Essa é a primeira vez, no entanto, que as duas equipes se encontram numa fase de mata-mata. Para quem está no Brasil, a partida é às 6h deste domingo (6).  

Apesar de ter forte tradição de futebol feminino, a Suécia batalha para conseguir seu primeiro título mundial. Entre as seleções que nunca foram campeãs, é a recordista de jogos e de vitórias.  

Edição: Raquel Setz