Esta segunda-feira (7), penúltimo dia de partidas da fase de oitavas de final da Copa do Mundo feminina, teve a classificação das anfitriãs australianas e das campeãs europeias, as inglesas. As duas seleções têm o sonho do título ainda vivo, especialmente após a eliminação histórica dos Estados Unidos no domingo (6).
A Austrália fez um jogo consistente contra a Dinamarca em um estádio lotado: mais de 75 mil pessoas acompanharam a partida em Sidney. Caitlin Foord abriu o placar no primeiro tempo e Hayley Raso marcou na etapa final. Após a vitória por 2 a 0, o time australiano aguarda França ou Marrocos nas quartas de final.
Nigéria cai nos pênaltis
A Nigéria fez uma boa partida contra a Inglaterra, e colocou a bola na trave nada menos que três vezes. As inglesas ainda ficaram com uma jogadora a menos depois que Lauren James foi expulsa. Porém, o placar de 0 a 0 persistiu, no tempo normal e na prorrogação.
Na disputa de pênaltis, as inglesas mostraram mais eficiência e venceram por 4 a 2. A seleção europeia espera agora a partida entre Colômbia e Jamaica, na madrugada desta terça (7), para conhecer sua adversária nas quartas de final.
Sem EUA, Copa já entrou para a história
O Mundial de 2023 já tem um resultado histórico. Pela primeira vez a seleção dos Estados Unidos não vai terminar a competição no pódio. Nas oito primeiras edições, as estadounidenses foram campeãs em quatro e, nas outras quatro, terminaram em segundo ou terceiro.
Apesar de ter dominado as ações, a seleção dos EUA não furou a forte defesa sueca, com destaque para a goleira Zecira Musovic, e ficou no empate em 0 a 0 no último domingo (6). A decisão foi para os pênaltis.
Não é exagero dizer que a Suécia conseguiu uma vitória milimétrica: a goleira dos EUA, Alyssa Naeher, chegou a tocar na bola no chute da sueca Lina Hurtig. Porém, a bola subiu e ultrapassou a linha. A arbitragem só confirmou o gol após checagem no sistema eletrônico que informa se a bola entrou.
Nas quartas de final, a Suécia vai enfrentar a seleção do Japão, que eliminou a Noruega. Em outro confronto já definido das quartas, a Espanha (que goleou a Suíça) vai encarar a Holanda, que passou pela África do Sul nas oitavas.
Oitavas terminam nesta terça
A fase de oitavas de final termina nesta terça-feira. Às 5h (pelo horário de Brasília) a Colômbia pega a Jamaica. O jogo terá transmissão da Cazé TV pelo Youtube e pelo canal por assinatura SporTV.
O último jogo desta etapa começa às 8h, também pelo horário de Brasília. A França, que foi a primeira colocada do grupo do Brasil, encara a seleção do Marrocos, uma das grandes surpresas do torneio até aqui. O jogo terá transmissão exclusiva da Cazé TV.
Edição: Vivian Virissimo