Estão abertas até o próximo dia 3 de setembro as inscrições para o Prêmio Periferia Viva, que vai premiar iniciativas protagonizadas pelas populações periféricas para redução das desigualdades, qualificação e transformação dos territórios.
O prêmio é organizado pela Secretaria Nacional das Periferias, vinculada ao Ministério das Cidades. Podem se inscrever grupos e coletivos sem CNPJ, representados por pessoas físicas, e também pessoas jurídicas (entidades com CNPJ) sem fins lucrativos.
Serão premiadas iniciativas periféricas nas categorias planejamento urbano, gestão de riscos e responsabilidade climática; soberania alimentar e nutricional; saúde integral e dignidade humana; economia solidária; acesso à justiça e combate às desigualdades; comunicação, inclusão digital e educação popular; e cultura e memória.
O edital prevê o pagamento de R$ 50 mil para as iniciativas premiadas. No total, serão escolhidos 54 projetos protagonizados e implantados por coletivos que atuam nas comunidades periféricas de todo o país.
A avaliação dos projetos será feita por uma comissão nomeada pelo Governo Federal, e o resultado final está previsto para ser divulgado em 10 de outubro. O edital da premiação está disponível site do Ministério das Cidades, e as inscrições podem ser feitas por meio deste link, na página da plataforma ReDUS.
Edição: Thalita Pires