O candidato à presidência do Equador Fernando Villavicencio foi assassinato com três tiros na cabeça depois de sair de um encontro político na cidade de Quito nesta quarta-feira (9).
Circulam nas redes sociais publicações com vídeos do momento do atentado.
Urgente!!
— Emergencias Ec (@EmergenciasEc) August 9, 2023
Sicarios intentaron matar a Fernando Villavicencio mientras se encontraba en un mitin político! pic.twitter.com/PqaiFBw40k
De acordo com o jornal local El Universo, a morte foi confirmada por Carlos Figueroa, assessor de campanha e amigo pessoal de Villavicencio.
Em sua conta no Twitter, o atual presidente do Equador, Guillermo Lasso, afirmou que o crime "não vai ficar impune". Além disso, anunciou que o Gabinete de Segurança se reunirá ainda esta noite.
Indignado y consternado por el asesinato del candidato presidencial Fernando Villavicencio. Mi solidaridad y mis condolencias con su esposa y sus hijas. Por su memoria y por su lucha, les aseguro que este crimen no va a quedar impune.
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) August 10, 2023
El Gabinete de Seguridad se reunirá en…
De acordo com o instituto de pesquisas TelcoData, Villavicencio aparecia nesta terça-feira (8) em quarto lugar na corrida eleitoral, com 6,8% dos votos. Luisa González lidera a corrida pela presidência com 30,5% das intenções de votos. As eleições estão marcadas para o dia 20 de agosto.
Edição: Thalita Pires