HIP HOP 50 ANOS

Instalação de QR Code em Curitiba celebra início do movimento Hip Hop no Paraná

Paraná celebra o legado do hip hop, com presença de figuras históricas

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
A celebração será realizada no dia 11 de agosto, a partir das 19 horas, na esquina da Rua João Negrão com a Rua Marechal Deodoro, 630, Shopping Itália - Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, quando o movimento Hip Hop completa 50 anos no mundo, um novo capítulo será escrito nas ruas de Curitiba, capital do Paraná.

Na esquina da Rua João Negrão com a Rua Marechal Deodoro, um QR Code será instalado na pavimentação da calçada. Esse QR Code marca a calçada do Shopping Itália como o berço do Hip Hop no estado.

Feito de petit-pavé, o QR Code levará os usuários a um site que oferece informações históricas sobre o local e a trajetória do hip hop no Paraná. “É um elo digital que une o passado pulsante da cultura ao presente tecnológico”, descrevem os organizadores do evento.

:: Dos territórios indígenas aos museus: o hip hop ocupa cada vez mais espaços ::

No coração da cidade, o piso do Shopping Itália, localizado entre a avenida Marechal Deodoro e a rua João Negrão, tornou-se epicentro do movimento hip-hop em Curitiba.

Durante a década de 1980, esse local foi o ponto de encontro para aspirantes a dançarinos, MCs talentosos, artistas do grafite e amantes da cultura Hip Hop.

Inspirados por pioneiros como Kool Herc e Cindy Campbell, jovens curitibanos exploraram os elementos do hip hop e encontraram uma voz poderosa para suas experiências e criatividade.

:: Curta metragem premiado conta a história de bairro de Curitiba a partir do olhar de rappers ::

O legado do Hip Hop em Curitiba

O legado do Hip Hop continua repercutindo pelas ruas de Curitiba, não apenas como uma forma musical, mas como um movimento cultural.

No piso do Shopping Itália foi plantada a semente de um movimento que impactou Curitiba, trazendo os cinco elementos, entre os quais a ação social, dando voz para a periferia, para a juventude, para negros e negras mostrarem que Curitiba não é a “capital europeia” ou a “cidade modelo”. Uma denúncia poderosa.

:: Mano Cappu: 'Rap é uma denúncia, Hip Hop é um agente de mudança' ::

Permanece como um testemunho vivo da capacidade da cultura de criar laços, provocar reflexões e inspirar transformações. O Hip Hop não apenas adicionou uma nova dimensão ao cenário cultural de Curitiba, mas também trouxe à tona vozes e perspectivas que continuam a ecoar por toda a cidade e além.

Local e data

A celebração será realizada no dia 11 de agosto, a partir das 19 horas, na esquina da Rua João Negrão com a Rua Marechal Deodoro, 630, Shopping Itália.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Pedro Carrano