Diversos estados do Brasil foram afetados por um blecaute de grande porte que ocorreu na manhã desta terça-feira (15). Após às 8h30 da manhã, relatos de falta de energia começaram a se multiplicar pela internet.
Ainda não há uma lista oficial das unidades da federação e municípios atingidos, mas as postagens nas redes indicam que o apagão chegou a todas a regiões brasileiras.
Houve falta de luz em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Pará, Tocantins, , Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste e prejudicou também o Sudeste.
:: Bolsonaro deixa R$ 500 bilhões a serem pagos por consumidores em contas de luz, diz Transição ::
O texto não citou as outras regiões em que os cortes de energia foram registradas pela população. Segundo a pasta, "a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas."
Ainda de acordo com o Ministério, a retomada do fornecimento está em andamento. Até às 9h16 da manhã, 6 mil MW foram recompostos, informou a pasta.
O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para acompanhamento do problema e apuração das causas que levaram à interrupção do fornecimento.
:: Com privatização da Eletrobras, Brasil compra energia mais cara e poluente de termelétricas ::
Edição: Vivian Virissimo