A Copa do Mundo de 2023 já tem a primeira finalista. A seleção da Espanha superou a Suécia nesta terça-feira (15) com uma vitória por 2 a 1 na primeira partida semifinal do torneio. A segunda seleção finalista será definida nesta quarta, às 7h (de Brasília), em confronto entre Austrália e Inglaterra.
Na partida que valeu a vaga, a Espanha mostrou seu tradicional domínio das ações, embora nem sempre com objetividade (o time teve mais posse de bola em todas as partidas desta Copa, incluindo na derrota por 4 a 0 para o Japão, na primeira fase). A Suécia, com uma postura consistente na defesa, segurou o 0 a 0 durante boa parte da partida.
Os gols saíram já no fim do jogo. Aos 36 minutos do segundo tempo, Salma Paralluelo, de apenas 19 anos, aproveitou bola rebatida e abriu o placar, para delírio dos espanhois presentes ao estádio.
A festa, porém, durou pouco. Faltando dois minutos para o fim do tempo normal, Rebecka Blomqvist recebeu bola ajeitada na medida e mandou para o fundo da rede, criando a impressão de que a partida iria para a prorrogação.
As espanholas, porém, mostraram poder de reação e garantiram a vitória aos 44 minutos do segundo tempo, quando Olga Carmona ajeitou na entrada da área e mandou para o gol, encobrindo a goleira sueca Zecira Musovic.
A Espanha comemorou em campo, mas já voltou as atenções para a final, que acontece no próximo domingo. Às suecas, cabe o consolo da disputa de terceiro lugar, no próximo sábado.
Vitória histórica
A classificação à final marca um momento histórico vivido pelo time da Espanha. Esta é apenas a terceira participação da equipe em uma Copa do Mundo feminina. Nas duas participações anteriores, a equipe só tinha conquistado uma vitória. Desta vez, já são cinco. Além disso, a melhor participação havia sido em 2019, na França, quando a equipe avançou às oitavas de final.
Quem vai para a final: Austrália ou Inglaterra?
A adversária da equipe espanhola na briga pela taça será definida na manhã desta quarta-feira (16), pelo horário brasileiro. Às 7h a bola rola para o confronto entre o time da casa, a Austrália, e a seleção campeã europeia, a Inglaterra. O jogo terá transmissão exclusiva da Cazé TV, pelo YouTube.
Nova campeã do Mundo
A Copa do Mundo feminina de 2023 terá uma campeã inédita. Além da primeira finalista, Espanha, as outras duas equipes ainda na briga, Austrália e Inglaterra, também lutam pelo troféu pela primeira vez.
A grande decepção foi a bicampeã Alemanha, que, apesar de ter estreado no torneio com uma vitória por goleada (6 a 0 no Marrocos), não conseguiu passar da primeira fase. A Noruega caiu nas oitavas de final, tendo sido derrotada pelo Japão. As duas outras equipes que já levaram o título, Japão e Estados Unidos, foram eliminadas pela Suécia.