A Copa do Mundo de 2023 já tem sua grande final definida. A Inglaterra venceu a Austrália por 3 a 1 nesta quarta-feira (16) e garantiu a vaga para encarar a Espanha (que passou pela Suécia na terça-feira na outra partida da semifinal). Inglesas e espanholas vão se enfrentar no próximo domingo (20). Quem vencer conquistará o título inédito.
O jogo
Empurrada por mais de 75 mil torcedores que lotaram o estádio em Sidney, a seleção australiana, dona da casa, tentou se impor desde os primeiros minutos de jogo. Apesar de ter criado boas chances, o time australiano viu as adversárias marcarem primeiro: após bela troca de passes, Ella Toone abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo.
Na etapa final, mais uma vez, o domínio das ações estava nas mãos do time australiano. Dessa vez, a pressão deu resultado, e a estrela Sam Kerr aproveitou contra-ataque a arriscou de fora da área para marcar um belo gol e empatar a partida aos 18 minutos, inflamando ainda mais as arquibancadas.
O experiente time inglês, campeão europeu, não se intimidou. Menos de dez minutos após sofrer o empate, voltou à liderança do placar. Aos 26, a atacante Lauren Hemp acreditou em uma bola que parecia perdida e, no meio das jogadoras australianas, foi mais atenta e deu um leve toque para fazer o segundo.
A decepção da torcida se transformou em ainda mais apoio, e Kerr teve duas chances claras para voltar a empatar o jogo. A craque acabou falhando em ambas. As inglesas foram mais eficientes, e Alessia Russo recebeu de Hemp para fazer o terceiro gol e matar o jogo aos 41 minutos do segundo tempo, para decepção da torcida.
Time australiano recebe o carinho da torcida no fim do jogo: apesar da frustração, equipe vai em busca do terceiro lugar / Franck Fife/AFP
A Austrália, agora, tentará o terceiro lugar contra a Suécia, que perdeu a semifinal para a Espanha. O jogo acontece no próximo sábado (19), véspera da decisão entre espanholas e inglesas.
Campeã fará história
A Inglaterra chega pela primeira vez à decisão de uma Copa do Mundo feminina, depois de "bater na trave" nas duas últimas edições, em 2015 e 2019, quando foi derrotada nas semifinais.
Independentemente de quem vencer a final, a Copa do Mundo feminina terá uma campeã inédita. Até aqui, apenas Estados Unidos (quatro vezes), Alemanha (duas), Japão e Noruega (uma cada) levaram o troféu. Além disso, o país da seleção campeã se juntará à Alemanha como os únicos com o principal troféu do futebol tanto entre as mulheres quanto entre os homens.
A decisão entre Inglaterra e Espanha acontece no próximo domingo, às 7h (pelo horário de Brasília), em Sidney (Austrália). A partida terá transmissão da Globo em TV aberta. A Cazé TV, no YouTube, e o canal por assinatura SporTV também mostram a partida ao vivo.