LITERATURA

Economista Juliane Furno lança livro sobre economia transformadora em Porto Alegre (RS)

Atividade gratuita acontece nesta quinta-feira (17), a partir das 18h30, no auditório do SindBancários

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Juliane Furno é economista, cientista social, mestre e doutora em Economia - Reprodução

A economista Juliane Furno lançará em Porto Alegre, nesta quinta-feira (17), o livro “Economia para a transformação social: pequeno manual para mudar o mundo”. O evento é promovido pelo SindBancários e acontecerá às 18h30, no auditório do sindicato (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico). A atividade será gratuita e aberta ao público.

De acordo com a autora, o livro busca dar "sua modesta contribuição" para transformar a realidade ao sistematizar e hierarquizar o conhecimento econômico básico, para que este sirva de instrumento para compreensão crítica da economia brasileira e internacional. Trata-se de um livro acessível para não economistas que, apesar de introdutório em vários aspectos, também indica caminhos para aprofundamento nos diferentes temas tratados por meio da indicação de livros, filmes e outros conteúdos.

:: “A solução dos nossos problemas passa sempre pela organização política”, aponta economista ::

A produção deste livro deu-se a partir do curso de ensino à distância “Economia para transformação social”, promovido pela Fundação Perseu Abramo em 2021, em plena pandemia, e que reuniu milhares de pessoas. Dado o sucesso do curso e a demanda por materiais didáticos com uma visão crítica em economia, o livro adapta o espírito do curso para a linguagem escrita, com auxílio artístico das ilustrações da Gazetinha da Guanabara, e aproveita sua estrutura dividida em quatro partes e 16 capítulos.

A primeira parte do livro contém elementos teóricos e conceituais sobre Economia Política, ferramentas analíticas úteis para a interpretação da realidade econômica. Já a segunda parte do livro analisa as transformações do capitalismo internacional em um sobrevoo panorâmico que vai do século XIX aos dias atuais. O Brasil é tema da terceira parte, que enfatiza a evolução recente da economia brasileira e termina com a proposição de um modelo econômico socialmente justo e ambientalmente sustentável. Por fim, a última parte busca desmontar mitos econômicos de forma a servir como insumo para a disputa de narrativas que acontece no debate público.

:: Economia do Brasil cresce 1,9% no 1º trimestre sob governo Lula ::

Sobre a autora

Juliane Furno é economista, cientista social, mestre e doutora em Economia na Unicamp, professora da Faculdade de Economia da UERJ e assessora especial da presidência do BNDES.


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira