Inglaterra, 1966. Os homens conquistavam para o país o primeiro título mundial no mais popular dos esportes ali inventados, o futebol, então proibido para as mulheres. Agora, 57 anos depois, cabe às mulheres enfim tentar encerrar a seca de títulos mundiais para a Inglaterra.
Chutar bolas apenas por chutar ou com alguma meta sempre foi popular não só na Inglaterra, como em várias partes do mundo. No país britânico, havia o "mob football": multidões chutavam uma bola, às vezes levando-a de uma vila a outra. Era um jogo popular e sem restrições de gênero. O "mob football" era abominado pela nobreza, mas no século XIX, esportes organizados caíram no gosto dos colégios britânicos. Era um novo mundo e era necessário codificar os jogos de bola. Em Cambridge, em 1863, surgia o que hoje conhecemos como futebol.
Leia também: Jogadoras inglesas ganham direito à licença maternidade
Em 1881, aconteceu o primeiro jogo de mulheres do qual se tem registro, entre Inglaterra e Escócia. O jornal Leeds Mercury publicou: "o futebol feminino teve uma vida muito curta, e uma não muito feliz. O sentimento público contra a desastrosa exibição foi claro (…)".
Inglaterra, 1966. Os homens conquistavam para o país o primeiro título mundial no mais popular dos esportes ali inventados, o futebol, então proibido para as mulheres.
57 anos depois, cabe às mulheres enfim tentar encerrar a seca de títulos mundiais para a Inglaterra. pic.twitter.com/1hOAQcFuGs
— Copa Além da Copa (@copaalemdacopa) August 19, 2023
Depois de anos jogando esporadicamente, quase sempre criticadas pelos setores dominantes da sociedade, as mulheres inglesas tiveram seu primeiro grande momento no futebol. Foi durante a Primeira Guerra Mundial: com os homens nos campos de batalha, elas lotaram estádios.
Saiba mais: 'O futebol feminino é uma metáfora para o exercício de liberdade'
Com o fim da guerra, os homens queriam recuperar seus lugares na sociedade. Acabar com o futebol feminino foi uma das ações: em 1921, ele foi proibido.
A proibição só acabaria em 1971, 50 anos depois. As mulheres nem podiam jogar quando os homens foram campeões do mundo.
A seleção inglesa masculina coleciona fracassos desde 1966 e nunca voltou a uma final de Copa do Mundo. As mulheres, proibidas de jogar por tanto tempo e ainda com um investimento incomparavelmente mais baixo, já venceram uma Eurocopa. Agora, podem conquistar o mundo.
* O Copa Além da Copa é um podcast dedicado a abordar o esporte do ponto de vista histórico, político, cultural e social. Nós produzimos conteúdo também no Instagram e no Twitter, e fazemos material exclusivo para assinantes da nossa campanha de financiamento coletivo. Conheça-a e torne-se apoiador(a) em apoia.se/copaalemdacopa