violência política

Vereadora do PSOL em BH denuncia ameaças sofridas por ela e pela filha de três anos

Iza Lourença foi vítima de ataques de ódio e ameaçada de "estupro corretivo"

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Iza Lourença foi eleita vereadora de Belo Horizonte com quase 8 mil votos - Foto: APUBH +

A vereadora Iza Lourença (PSOL) de Belo Horizonte (MG) lançou nota neste domingo (20) sobre as ameaças de 'estupro corretivo' que vem sofrendo desde a última semana. Segundo a parlamentar, ela e sua filha de três anos foram ameaçadas por meio de mensagens em seus e-mails institucionais desde a última sexta (18).

"Novas mensagens que ameaçam não só a minha integridade física como a da minha filha de 3 anos. Foram feitas quatro novas ameaças em apenas um dia, com gravidade maior que as anteriores por conter dados pessoais meus e da minha família", escreveu a vereadora, colunista do Brasil de Fato MG.

No comunicado, a vereadora informa que medidas de proteção jurídicas já foram tomadas e que está sendo protegida por escolta da Guarda Municipal.

"Somos alvo da violência política de gênero, como tantas outras companheiras parlamentares e ativistas defensoras dos direitos humanos neste país. Os criminosos não deixam dúvidas que nossas vidas são ameaçadas por sermos quem somos e defendermos um projeto político coletivo de esquerda e democrático", completou. 

Releia entrevista: Iza Lourença, nova vereadora de BH: mandato como "porta voz das lutas populares”

A vereadora também comunicou que irá acionar o Ministério Público e os Ministérios da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Igualdade Racial em parceria com a vereadora de BH, Cida Falabella, e a deputada estadual Bella Gonçalves, que também têm recebido ameaças e ataques de discursos de ódio em Minas Gerais.


 

Edição: Vivian Virissimo