O Centro Cultural da Diversidade, na capital paulista, recebe neste sábado e domingo (dias 26 e 27) o Bee Festival Multicultural de Visibilidade Lésbica. Inicialmente um festival de cinema, o evento cresceu e terá diversos tipos de atividades em sua primeira edição presencial, tudo de graça.
Além da mostra de filmes, o encontro vai contar com uma feira de arte e gastronomia, atrações musicais, exposições, debates e muitas outras atividades. Nos dois dias as atividades começam às 15h e vão até o anoitecer (confira a programação completa no final deste texto).
Entre as convidadas para as atividades estão mulheres que atuam nos meios corporativo, artístico e político, além dos movimentos populares. A historiadora Heliana Hemetério, ativista pela inclusão de gênero e orientação sexual na pauta antirracista, falará sobre o tema "envelhecimento lésbico".
Também haverá discussões sobre o tema "maternidade e famílias possíveis", com participação da escritora Marcela Tiboni, que escreveu livros em que relata sua experiência com o protocolo de indução à lactação, em um exemplo de vivência da maternidade lésbica.
As sessões de cinema, que deram origem à história do festival, acontecerão nas duas noites de atividades. No sábado está prevista uma sessão com curtas brasileiros. Já no domingo, serão exibidos curtas internacionais.
O evento acontece entre duas datas importantes para o movimento lésbico, ambas em agosto. O dia 19 é o Dia Nacional do Orgulho Lésbico, em homenagem à ativista Rosely Roth. A segunda data, 29, é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, em referência ao dia em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas no país.
Serviço:
Bee Festival Multicultural de Visibilidade Lésbica
Centro Cultural da Diversidade - São Paulo (Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi)
Sábado e domingo (26 e 27 de agosto)
Entrada gratuita
Programação:
Sábado, 26 de agosto
15h - Abertura do Festival
15h às 20h - Feira de Arte (área externa)
15h às 20h - Apresentação DJ Monic (área externa)
15h05 às 15h40 - Show da banda Exausta Samba
15h45 às 16h45 - Roda de conversa: Maternidade e famílias possíveis (com Ágata Dourado, Ana Garcia e Marcela Tiboni)
17h00 às 18h30 - Cine Sapatão: sessão do filme documentário "40 anos do Levante do Ferros Bar"; Palestra: História do movimento lésbico feminista do Brasil (com Rita Quadros, Andrezza Czech e Ananda Puchta)
18h45 às 19h30 - Roda de conversa: Envelhecimento lésbico (com Daniela Uga, Heliana Hemetério e Márcia Balades)
19h45 às 22h - Mostra de filmes lésbicos nacionais BEE: "Duas", "Ausência", "Não somos mais o que éramos" e "Letícia, Monte Bonito, 04" (com Maria Maya, Ana Cavazzana, Alexia Araujo e Julia Regis)
Domingo, 27 de agosto
15h às 20h - Feira de Arte (área externa)
15h às 15h45 - Palestra: Representatividade lésbica na ilustração (com Jenifer Prince)
16h às 16h45 - Roda de conversa: Representatividade Lésbica em webseries "Stupid Wife" e "Os Signos das Minhas Ex" (com Ingrid Pedroza, Gabi Lemos, Laís Aranha, Priscila Reis e Natalie Smith)
17h às 18h - Show Anna Moura e Bárbara Barbosa
18h10 às 20h - Mostra de filmes lésbicos internacionais BEE: "Rebel Dykes", "Please God Heal Her" e "Bes"
Edição: Thalita Pires