Na sessão desta terça-feira (29) na Câmara Municipal de Curitiba, a vereadora Giorgia Prates conquistou a aprovação da sugestão ao Executivo para criação da "Campanha Permanente de Enfrentamento à Lesbofobia no Município de Curitiba". A aprovação acontece no mesmo dia em que se celebra o Dia da Visibilidade Lésbica e representa um passo importante rumo a uma cidade mais inclusiva.
"A lesbofobia, alimentada pelo machismo, muitas vezes resulta em tragédias como o lesbocídio, tornando essa iniciativa ainda mais urgente. Essa aprovação é um marco significativo na luta contra a lesbofobia. Estamos comprometidas em construir uma cidade onde todas as mulheres lésbicas se sintam respeitadas, aceitas e protegidas", justificou a Giorgia Prates.
:: Giorgia Prates: 'Me reconhecer lésbica não foi um B.O. tão grande; ser preta foi mais difícil' ::
A Campanha
A iniciativa prevê ações como o combate à violência; qualificação profissional; apoio à produção cultural por meio de editais específicos para artistas lésbicas; facilitação do acesso à inseminação artificial pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres que desejam ser mães, a criação de um canal de denúncias específico para a situações de lesbofobia, entre outras.
De acordo com a sugestão, as campanhas serão conduzidas de forma permanente, com ênfase especial no mês de agosto, e poderão ser realizadas por meio de órgãos como a Assessoria dos Direitos Humanos de Curitiba, na divisão de Política de Diversidade Sexual. Elas poderão ser disseminadas por meio de diversos canais, como redes sociais da Prefeitura, rádio, televisão, transporte coletivo, parques públicos e outros espaços de serviços públicos e coletivos.
Fonte: BdF Paraná
Edição: Ana Carolina Caldas