A Avenida da República, na altura da canchinha de esportes do Parolin, está diferente. Pela quarta semana seguida, um grupo de empreendedoras monta suas barracas no local.
Fabiana Renata Ribeiro é uma das mais empolgadas com a organização. “Começamos pensando em todos da nossa comunidade, na renda de casa. Alguns trabalham fora e alguns têm comércio em casa e, como não está fácil para ninguém, essa ideia foi para ajudar a todos”, conta a comerciante, que, há quase três anos, vende caipirinha e lanches.
No total, 19 empreendedores fazem parte do grupo de organização da feira. Os produtos são os mais variados: roupas novas e usadas, espetinho, pernil na chapa, pastéis, crepes, bolos, caipirinha e bebidas em geral. Na avaliação dela, a feira ainda é pequena, mas Fabiana acredita que pode expandir cada vez mais. “Queremos fechar uma rua”, diz.
Faz diferença
Os comerciantes da região já começam a sentir diferença. Fabiana considera mais fraco o ponto de comércio, que fica na casa dela na mesma rua da feira. “Já deu para ver a diferença de sair para vender na feira. Teve aumento nas vendas e já está me ajudando muito”, avalia.
Para a vendedora Simone Rodrigues, a experiência está sendo gratificante. Ela tem uma loja de roupas, que também fica na sua casa. E a feira é mais uma oportunidade de exposição dos produtos. “Estou conseguindo divulgar mais do que só tendo meu espaço na minha loja”, conta.
Feira do Parolin / Flávia Renata Ribeiro
Fonte de renda para vencer o desemprego
Chegou a 8,8% a taxa de desocupação no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, cerca de 9,4 milhões de pessoas buscam um emprego neste segundo trimestre de 2023. E outros tantos estão na informalidade, que chega a 39% da população ocupada neste ano. Isso significa que o país soma 38,1 milhões de trabalhadores informais, muitos deles em pequenos comércios, como no Parolin.
A feira de empreendedores é apenas uma das iniciativas que já ocorrem na região. No dia 10 de setembro, cerca de 15 barracas estarão em outro ponto da Av. da República, na altura do nº 5058. De acordo com a organização, esta feira já acontecia no ano passado e volta agora no segundo semestre de 2023.
Serviço
Feira de Empreendedores do Parolin
Sexta-feira | 17h às 21h
Sábado | 9h às 17h
Local: Avenida da República, 4751, Curitiba/PR