A 37ª Feira do Livro de São Leopoldo tem início nesta quinta-feira (21) e segue até 1º de outubro. Estão previstas diversas atrações literárias, música, teatro e dança para públicos diversos, de todas as idades.
O tema da feira deste ano é “Uma cidade viva conta as suas histórias”, remetendo aos 200 anos de um universo plural de povos e etnias que formaram a cidade de São Leopoldo. A abertura oficial será na quinta-feira, às 19h, no palco principal.
:: 'Biblioteca somente com livro na estante não se basta mais', acredita Ana Maria de Souza ::
O evento é realizado na Praça 20 de Setembro, conhecida como Praça da Biblioteca. O horário de funcionamento é das 8h às 21h. Haverá área coberta nos espaços de convivência, espaço de leitura de livros, arquibancada e praça de alimentação.
O investimento de R$ 3 milhões está previsto para a infraestrutura, apresentações artísticas, transporte e na estrela da feira: o livro. Esta edição teve um incremento com a ampliação do programa São Léo Mais Livros. Serão distribuídos 30 mil vales livros no valor de R$ 60,00 para estudantes, professores, estagiários e funcionários das escolas da rede municipal de ensino.
Os organizadores da Feira do Livro preveem um público de mais de 50 mil pessoas; entre esses, 30 mil são estudantes das 49 escolas municipais. A programação conta com 64 apresentações artísticas para o público das escolas, com oito apresentações diárias.
A patrona da feira de 2023 é Andrea Helena Petry Rahmeier – que foi professora da rede municipal –, doutora em História, pesquisadora e escritora sobre a imigração no Rio Grande do Sul e sobre o período da 2ª Guerra Mundial, com enfoque nas relações entre Brasil e Alemanha.
O homenageado é Paulo Moreira, doutor em História, que já foi professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, e funcionário do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.
Confira a programação: