O quartel-general da Frota Russa do Mar Negro, em Sebastopol, sofreu um ataque de mísseis nesta sexta-feira (22). A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Rússia, que acusou as Forças Armadas da Ucrânia pelo bombardeio.
Após o ataque, o prédio da sede da Frota Russa do Mar Negro foi tomado por um incêndio. Moradores relataram que sistemas de defesa aérea estavam operando na cidade. Segundo o Ministério da Defesa russo, um total de cinco mísseis foram abatidos por sistemas de defesa aérea.
A Frota Russa do Mar Negro em Sebastopol representa uma importante instalação militar na península da Crimeia. Na semana passada houve um ataque a uma fábrica que estava produzindo navios de guerras. As incursões militares na cidade tornaram-se mais regulares nos últimos meses de guerra.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, um soldado russo desapareceu durante o ataque com mísseis. Informações preliminares apontam que seis pessoas ficaram feridas.
O Centro de Comunicações Estratégicas das Forças Armadas Ucranianas confirmou que os militares ucranianos atacaram o quartel-general da Frota do Mar Negro.
"No dia 22 de setembro, por volta das 12h [horário local], as forças de defesa ucranianas lançaram um ataque bem-sucedido ao quartel-general do comando da Frota Russa do Mar Negro em Sebastopol temporariamente ocupada", diz o comunicado.
Edição: Patrícia de Matos