Nesta semana, o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. O tradicional pronunciamento inaugural foi aplaudido por sete vezes e ganhou elogios da imprensa brasileira e mídias estrangeiras.
:: Brasil foi lúcido e pragmático na Assembleia-Geral da ONU, avalia professor ::
No entanto, outro movimento da viagem do petista aos Estados Unidos foi considerado ainda mais importante: um encontro entre o mandatário brasileiro e o presidente estadunidense, Joe Biden, onde foi discutido, entre outros temas, o fortalecimento das condições dos trabalhadores.
Lula e Biden têm ligações com os sindicatos e querem fortalecer as regulamentações que se perderam com o aprofundamento das políticas neoliberais no Brasil e nos Estados Unidos.
:: Trabalho em apps: Lula lança plano com Biden enquanto regulação vive impasse no Brasil e entregadores convocam breque ::
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.
Queda
No Brasil, o Banco Central anunciou a queda de meio ponto percentual na taxa de juros, que agora é de 12,75%. Esta é a segunda baixa seguida proposta pela instituição financeira.
:: Copom reduz Selic para 12,75% e dívida pública cai cerca de R$ 22 bilhões ::
A taxa, porém, segue como uma das mais altas do mundo e, segundo economistas, é um dos entraves para um crescimento mais robusto da economia brasileira ainda neste ano de 2023.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão são os golpistas envolvidos com o 8 de Janeiro. A condenação dos três primeiros réus (dois deles ficarão presos por 17 anos e o outro cumprirá 14 anos) criou um parâmetro para os participantes em tentativas de golpe de estado.
A decisão também deve ser um parâmetro para julgar os mandantes e articuladores da tentativa de golpe que aconteceu em Brasília.
:: Pesquisador avalia ligação de militares com o plano golpista: 'houve, no mínimo, prevaricação' ::
Além da delação de Mauro Cid, que pode confirmar o envolvimento dos militares das três Forças Armadas no intento, a possível delação do blogueiro Wellington Macedo, coordenada pela CPMI do 8 de Janeiro, poderá auxiliar nas investigações sobre quem teria financiado a tentativa de ato terrorista com explosivos no aeroporto de Brasília.
Cafezinho
E o Cafezinho desta edição vai para os povos indígenas do Brasil, que alcançaram nesta semana uma grande vitória: a derrubada da tese do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal.
O STF definiu, por nove votos a dois, que à tese não tem validade jurídica. Ela pretendia definir que os indígenas só teriam direito às terras onde estavam a partir de 1988. A medida poderia retirar diversas populações de seus territórios tradicionais.
:: Em julgamento histórico, STF derruba marco temporal das terras indígenas por 9 votos contra 2 ::
Apenas dois ministros do Supremo votaram a favor da matéria: os bolsonaristas Kassio Nunes Marques e André Mendonça, indicados pelo ex-presidente à Corte.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes