onda de calor

Nove capitais devem registrar temperatura recorde até o fim da semana

Segundo o Inmet, Cuiabá deve chegar a 43ºC na terça; algumas capitais já registraram recordes no fim de semana

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Registro de calor e tempo seco deve permanecer em boa parte do país - Fernando Frazão/Agência Brasil

Nove capitais brasileiras devem registrar temperaturas máximas recordes nesta semana, mais especificamente até terça-feira (26). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor que atinge o Brasil deve durar até as 18h da terça. 

Nesta segunda-feira (25), Brasília registra 35ºC e Palmas, 40ºC. Na terça, Cuiabá registra 43ºC, Campo Grande, 39ºC, e Goiânia bate os 39ºC. Já na quarta (27), Belo Horizonte chega a 38ºC; Vitória, por sua vez, 37ºC; e São Luís, 34ºC. Na quinta (28), Aracaju registra 32ºC. 

No último fim de semana, alguns estados já registraram recordes. No domingo (24), Rio de Janeiro bateu os 39,9ºC; Belo Horizonte, 37,1ºC; São Paulo chegou a 36,5ºC; e Curitiba, 33,1ºC. Em São Paulo, a temperatura foi a mais alta registrada para o mês de setembro desde 1943. 

A onda de calor deve se dissipar primeiro no Sul do país. Já a partir desta segunda-feira (25), nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a temperatura cai significativamente devido à formação de um ciclone tropical que atinge a região. Entre quarta e quinta-feira, São Paulo e Rio de Janeiro passam a sentir uma temperatura mais amena: 20ºC e 25ºC, respectivamente.

Edição: Rodrigo Chagas