A três meses e meio do início das prévias do Partido Republicano, sete pré-candidatos se reuniram na Califórnia para o segundo debate interno televisionado. O favorito nas pesquisas, porém, não compareceu. Donald Trump foi a Detroit onde fez um comício para trabalhadores da indústria automobilística.
O debate foi moderado pela FOX Business, o canal de negócios da FOX News, que foi responsável pelo primeiro encontro entre os candidatos, assim como pelo canal em espanhol da mesma rede, Univision. Na abertura, o âncora Stuart Varney, da Fox Business, não conseguiu pronunciar o nome da co-âncora Ilia Calderón.
A confusão dos nomes na abertura foi apenas o início do que se mostrou um fiasco em termos de debate. Durante duas horas, os candidatos tentaram chamar a atenção e a moderação apresentou um formato pouco convencional.
No momento mais embaraçoso das duas horas de debate, os moderadores pediram aos candidatos que escrevessem em uma plaquinha quem eles “eliminariam da ilha”, em uma espécie de reality show político. Os candidatos se recusaram, mas Chris Christie, ex-governador de Nova Jersey, afirmou que eliminaria Trump.
“Todas as pessoas nesse palco mostraram respeito aos eleitores republicanos”, disse Christie. Em outro momento, o candidato disse para a câmera, se direcionando a Trump, que, segundo ele, certamente estava vendo o debate: “se você continuar fazendo isso, ninguém aqui vai te chamar mais de Donald Trump. Nós vamos te chamar de Pato Donald”.
Dentre os temas debatidos, nenhuma grande novidade. Os pré-candidatos falaram sobre pautas de costumes, China, Guerra na Ucrânia, redução do Estado e meio-ambiente. Entre muitas falas de efeito, nenhuma mudança de posicionamento.
A maior mudança, talvez, tenha sido no comportamento de Vivek Ramaswamy. O candidato que apareceu como uma bomba no primeiro encontro do partido, acusando os demais de serem vendidos, desta vez fez apelos contra o que chamou de “ataques pessoais”.
Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul e talvez uma das figuras que mais se destacou no debate, em determinado momento se virou para Ramaswamy e disse: “Toda vez que eu te escuto eu meu sinto um pouco mais burra”. A fala levou o público às gargalhadas.
Apesar de algum destaque para Haley e Christie, o debate como um todo foi um grande empate. Pelo menos para os candidatos presentes. O maior vitorioso, talvez, tenha sido Donald Trump. Enquanto não há um candidato favorito para derrotá-lo nas prévias, o comportamento fratricida dos demais candidatos apenas ajuda os planos de reeleição do ex-presidente.
Edição: Patrícia de Matos