Após cirurgia realizada na sexta (29) em que colocou uma prótese no quadril, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta na tarde deste domingo (1) e deixou o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF).
Segundo o último boletim médico, divulgado às 16 horas, o petista teve boa evolução clínica e agora seguirá apenas em reabilitação ambulatorial. Mais cedo, a equipe do petista tinha informado que ele passou a última noite estável e que “caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica”.
Anteriormente, a perspectiva de liberação do petista era somente para segunda (2) ou terça (3). O comunicado é assinado pelo diretor clinico da unidade, Mauro Suzuki, e pelo superintendente de governança clínica do hospital, Rafael Gadia.
Na sexta, Lula foi submetido a uma cirurgia de artroplastia total de quadril à direita para incluir a prótese na região e também a uma blefaroplastia, intervenção em que se remove pele enrugada das pálpebras.
Os procedimentos ocorreram sem intercorrências, de forma que o presidente não precisou ficar em unidade semi-intensiva nem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele foi colocado em quarto normal logo depois das cirurgias, segundo os médicos informaram na sexta. Ainda de acordo com a equipe, nestes primeiros momentos após as intervenções Lula andará com o auxílio de um andador para se locomover.
Edição: Douglas Matos