Durou poucas horas o argumento do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para desqualificar a greve dos trabalhadores do sistema de trens e do metrô de São Paulo nesta terça-feira (3). Um trem da Linha 9-Esmeralda, operado pela empresa privada ViaMobilidade, teve uma pane elétrica no início da tarde e causou a interrupção dos serviços da linha.
Pela manhã, ao falar à imprensa sobre a mobilização dos trabalhadores, Tarcísio indagou: "Quais são [as linhas] que estão em funcionamento hoje? As que foram transferidas para a iniciativa privada. Essas linhas não estão deixando o cidadão na mão".
Os cidadãos, porém, ficaram na mão em mais uma da série de falhas que vem sendo registrada desde a concessão de linhas dos trens de passageiros à iniciativa privada.
O incidente aconteceu perto da estação da Vila Olímpia, na Zona Oeste da capital paulista. A linha 9 liga a estação Mendes-Vila Natal, no bairro do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, a Osasco. Por volta das 14h50 desta terça, o site da ViaMobilidade informava que "devido à falha no sistema elétrico, a circulação de trens da Linha 9 - Esmeralda, está paralisada entre as estações Morumbi e Osasco".
Vídeos gravados em prédios próximos à estação e divulgados nas redes sociais mostraram o momento em que o problema foi registrado. Foi possível ver faíscas na rede elétrica aérea durante a passagem do trem, que deixou ainda um rastro de fumaça.
Ué? 🧐
— Brasil de Fato (@brasildefato) October 3, 2023
Um trem da Linha 9-Esmeralda, operado pela ViaMobilidade, teve pane e circulação interrompida nesta tarde.
"Quais são [as linhas] em funcionamento hoje? As transferidas para a iniciativa privada", disse o governador Tarcísio pela manhã.#BdF 📲 https://t.co/KArAVdefL1 pic.twitter.com/qJsYXqsfDl
Após a pane, o trem parou de circular, o que causou a interrupção da circulação em toda a rede. Imagens gravadas pelos passageiros mostram que algumas pessoas desceram da composição entre as estações, com auxílio uns dos outros.
A ViaMobilidade informou ainda que foi acionada a Operação Paese (sigla para Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). Ônibus da SPTrans foram deslocados para fazer o transporte emergencial dos passageiros enquanto a linha estava com operação parcial.
Edição: Thalita Pires