A cidade de Juiz de Fora (MG) vai contar com tarifa zero no transporte público municipal em todos os domingos e feriados nacionais. O decreto assinado pela prefeita da cidade, Margarida Salomão (PT), já está em vigor, e os passageiros poderão viajar gratuitamente já neste domingo (8).
O valor das passagens será completamente subsidiado pelo caixa da prefeitura da cidade que, no último fim de semana, já tinha oferecido transporte público gratuito aos moradores da cidade para garantir o comparecimento às urnas para votação na eleição dos conselhos tutelares.
"Nós esperamos que as pessoas tenham mais condição de ir a festas, ir a jogos, se encontrarem, fazerem visitas a suas famílias, visitar um parente doente. Acho que estamos garantindo que todas as pessoas, não apenas os trabalhadores que têm vale transporte; não apenas estudantes, que têm vale da educação; que todas as pessoas, especialmente no domingo, tenham direito a lazer", disse Margarida.
Ao anunciar a medida, ao lado de vereadores de diferentes partidos, a prefeita destacou que a iniciativa foi da Câmara Municipal, que apresentou um projeto de lei com aprovação "praticamente unânime" entre os vereadores da cidade. Entretanto, o projeto não poderia ser sancionado, já que o Legislativo não pode criar despesas para o Executivo municipal. Assim, a solução encontrada foi o decreto.
"Achamos que o direito à mobilidade é um direito constitucional e o poder público tem a obrigação de participar da viabilização desse direito", prosseguiu a prefeita, reconhecendo o trabalho da Câmara dos Vereadores para a iniciativa "de imenso alcance social".
"Uma gratuidade que poucos acreditavam que poderia acontecer. Isso não é simplesmente uma gratuidade, mas um fomento ao turismo, à convivência entre familiares. Quantas vezes quando jovem eu deixei de visitar um espaço público, de fazer turismo e de ir na casa de um parente por falta de condições de pagar uma passagem. Isso vai ajudar muito a população a se locomover, a interagir com a família, a visitar alguém num hospital", disse o vereador João Wagner (PSC), presidente da Comissão de Transportes da Câmara de Juiz de Fora.
Edição: Thalita Pires