Ouça e Assista

Tempero: opressão histórica contra palestinos gerou crise; Brasil atua firmemente no conflito

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

A guerra deflagrada por Israel contra o Hamas tem um pano de fundo. São 75 anos seguidos de opressão contra os palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, desencadeados pelas resoluções da ONU, de 1947, que criaram o estado de Israel.

::Israel indica invasão ao norte de Gaza e dá 24h para que civis evacuem; ONU fala em 'consequências devastadoras'::

Desde então, o que deveria ser um estado palestino nunca foi criado de fato e os territórios palestinos, diminuído gradativamente, seja pelo cerco à Gaza, seja pela ação de colonos israelenses na Cisjordânia.

Contra todas as resoluções do Direito Internacional e da própria Organização das Nações Unidas, Israel tem incentivado a construção e ocupação destes territórios.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, que volta a ser apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Tragédia anunciada

A ofensiva contra a Palestina ganhou força desde a última eleição do primeiro ministro Benjamin Netanyahu. Investigado por suspeitas de corrupção, derrotada nas eleições anteriores e sem o apoio político e social de outros tempos, Netanyahu precisou se aliar à extrema direita de Israel para garantir seu mandato mais recente.

::Israel pode ser considerado um Estado terrorista?::

Ministros de Israel, inclusive, falam abertamente sobre violência contra palestinos e a morte de árabes. Algumas mesquitas da Cisjordânia, locais sagrados para os árabes, são constantemente atacadas, como a mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém. O episódio, inclusive, foi um dos detonadores do atual conflito.

Agora, Israel promete aniquilar o Hamas, partido político e organização militar que comanda a Faixa de Gaza desde 2005, último ano onde foram permitidas eleições entre palestinos. A derrota do Fatah, que controla pelas mãos de Mahmoud Abbas, a Cisjordânia, trouxe ainda mais conflito para a região.

Cafezinho

O Cafezinho desta semana vai para para a diplomacia brasileira. Desde o início do conflito, Mauro Vieira, Celso Amorim e o presidente Lula mostraram coerência com os manuais diplomáticos brasileiros e capacidade de interlocução com variados atores.

::Terceiro avião trazendo brasileiros de Israel chega ao Brasil::

Na presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil condenou os ataques aos civis, falou em terrorismo, mas não se alinhou com Israel e manteve capacidade de interlocução com os palestinos.

O Brasil foi um dos primeiros países a organizar a retirada de seus cidadãos de Israel. Agora, negocia com o Egito a retirada, por Rafah, de famílias brasileiras em Gaza.

Onde assistir

 

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

 

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes