Alavancada pela destruição do hospital Al Ahli Arab, na cidade de Gaza, na Palestina, que deixou ao menos 500 mortos na última terça (17), a indignação com os bombardeios israelenses tem levado manifestantes às ruas em todo o mundo. No Brasil, entre esta quinta-feira (19) e domingo (22), ao menos 12 manifestações em apoio ao povo palestino estão previstas em 11 cidades.
Nesta quinta (19), quando os números de mortos desde 7 de outubro chegam a 5,1 mortos – 3.785 do lado da Palestina e 1,3 mil de Israel –, uma manifestação acontece às 18h no Largo São Francisco em São Paulo (SP).
Organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), o ato terá o lançamento de uma declaração, assinada por dezenas de entidades, em defesa da paz no Oriente Médio e pedindo o imediato cessar-fogo em Gaza. O texto defende a abertura de corredores humanitários e caracteriza o cerco e os ataques israelenses como parte de um processo de genocídio e de limpeza étnica.
:: 'Estamos acostumados, são 75 anos', relata sírio-palestino que perdeu seis primos em Gaza ::
Também nesta quinta (19), protestos acontecem em Manaus (AM), na praça da Matriz; em Macapá (AP), na praça Veiga Cabral; em São Luís (MA), no Terminal Praia Grande; em Recife (PE), no parque 13 de maio; e no Rio de Janeiro (RJ), na Cinelândia. Veja abaixo a agenda completa.
“Os ataques indiscriminados a Gaza geraram uma comoção muito grande e inclusive a sociedade brasileira logo se solidarizou com a causa palestina”, avalia Mohamad El-Kadri, presidente do Fórum Latino-Palestino.
“Os palestinos não só têm o direito de viver, mas também o de se defender de uma ocupação que já leva 75 anos”, defende El-Kadri. “Quando palestinos recebem mensagens mostrando que no Brasil saímos também em defesa deles, certamente veem que não estão sozinhos e isso dá energia para que sigam lutando e resistindo”, aponta.
Atos em apoio à Palestina:
Quinta-feira (19)
Manaus (AM) - 16h30 na praça da Matriz
Macapá (AP) - 17h na praça Veiga Cabral
São Luís (MA) - 9h no Terminal Praia Grande
Recife (PE) - 17h no Parque 13 de maio
Rio de Janeiro (RJ) - 17h na Cinelândia
São Paulo (SP) - 18h no Largo São Francisco
Sexta-feira (20)
Brasília (DF) - 17h no Museu da República
Campo Grande (MS) - 17h na esquina da Afonso Pena com 14 de julho
Sábado (21)
Maringá (PR) - 10h na praça da Prefeitura
Foz do Iguaçu (PR) - 9h na praça da Paz
Chapecó (SC) - 9h no Sindicato dos Bancários
Domingo (22)
São Paulo (SP) - 11h na praça Oswaldo Cruz
Segunda-feira (23)
São Paulo (SP) - 18h30 na Casa Luís Gama
Edição: Rodrigo Chagas