89 anos depois

Professora Vanessa da Rosa é segunda mulher negra a tomar posse como deputada em Santa Catarina

Última mulher negra a assumir vaga no Parlamento catarinense foi Antonieta de Barros, em 1934

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Professora Vanessa da Rosa (PT) assume lugar do deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT), que se licenciou por um mês - Bruno Collaço/Agência AL

A professora Vanessa da Rosa (PT) tomou posse, nesta quinta-feira (19), como deputada estadual de Santa Catarina e marcou um momento histórico: depois de 89 anos, uma mulher negra assume novamente uma vaga na Assembleia Legislativa do estado. A primeira foi a também professora Antonieta de Barros, em 1934. 

Vanessa assume por um mês a cadeira do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que se licenciou, e ficará no cargo até 20 de novembro, que coincide com o Dia da Consciência Negra.

"O sentimento de estar no local onde antes só esteve Antonieta de Barros é o melhor, é o mais emocionante possível, é o mais significativo possível. Eu me sinto muito honrada em ser a segunda mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa [de Santa Catarina] após 89 anos", destacou. 

:: Lívia Sant'Anna Vaz: "Ainda somos negras únicas em muitos espaços" ::

Sob intensos aplausos, Vanessa da Rosa se pronuciou emocionada sobre seu "mandato breve, mas gigante", que deverá ter a causa negra como principal pauta. 

"A dificuldade de eleger pretas e pretos não é só em Santa Catarina, é no Brasil como um todo. Não podemos esquecer que nós vivemos 400 anos de escravização, e os resquícios disso afetam a sociedade até hoje", enfatizou.

Vanessa da Rosa é ex-secretária da Educação de Joinville (SC) e atua como professora há 33 anos da educação básica ao ensino superior. Em 2022, obteve 16.832 votos na disputa por uma cadeira da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, sendo a primeira suplente de deputada estadual pelo PT. 

 

*Com informações da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Edição: Rodrigo Chagas