Nesta semana, o mundo assistiu a novos capítulos da violência de Israel contra a Palestina. Na quinta-feira (26), o primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu fez um discurso recheado de ameaças e, inclusive, referências bíblicas para justificar os ataques contra a franja de Gaza.
O pronunciamento de Netanyahu aconteceu simultaneamente à primeira incursão por terra de Israel na região desde sua retirada de Gaza, em 2005. Segundo as Forças Armadas de Israel (IDF) a operação foi "reduzida" e serviu para mapear o terreno onde devem se intensificar os confrontos.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, que volta a ser apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.
Conflito pode se expandir
Também nesta semana surgiram notícias de que a guerra pode ganhar novos contornos. Durante reunião extraordinária da Assembleia Geral da ONU, o emissário iraniano no encontro afirmou que se os Estados Unidos seguirem financiando os ataques de Israel, o país não se furtará de fazer retaliações.
::Biden visita Israel na corda bamba com o próprio eleitorado::
Enquanto isso, lideres do Hamas, do Hezbollah e Irã se reuniram no Líbano, em um indicativo de que uma escalada pode estar próxima. A Rússia também fez exercícios com mísseis balísticos nucleares nesta semana.
Do outro lado, os Estados Unidos e a França despacharam tropas e porta aviões para o Oriente Médio, em uma tentativa de dissuasão desta escalada.
Cafezinho
O Cafezinho desta semana vai para o povo argentino, que em uma reviravolta inesperada, deu a liderança do primeiro turno das eleições argentinas para Sergio Massa (37%), ministro da Economia do governo peronista de Alberto Fernandéz. O favorito, até então, era o ultra liberal Javier Milei, que ficou na segunda colocação, com 30% dos votos.
A candidata que representa a direita tradicional argentina, Patrícia Bullrich, ficou em terceiro lugar, com 27% dos votos. Bullrich já havia indicado em seu discurso no dia das eleições que apoiaria Milei. O apoio, no entanto, foi consolidado após um jantar promovido pelo ex-presidente Maurício Macri com a presença de Milei e outros integrantes da chapa "Juntos por el cambio".
Milei, que era o favorito, achou que a eleição já estava ganha. Fez diversas críticas, inclusive ao Papa Francisco, além de ressaltar suas promessas extremistas, como a dolarização da economia argentina, o fim do Banco Central, entre outros projetos polêmicos.
Mas, o resultado do primeiro turno foi chancelado nas primeiras pesquisas do segundo turno. Um levantamento do instituto Proyeccíon coloca Massa em primeiro, com 44,6% das intenções de voto. Já Milei fica com 34,2% dos votos. Os indecisos somam 8,3%.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes