Nos jogos do Campeonato interno da Educação Física (Copa DEF), um estudante de Educação Física usou uma camiseta escrito "alarga útero" durante praticamente todo o jogo, sem nenhuma intervenção externa. Ao final do jogo, o fizeram colocar um colete para cobrir a frase.
No entanto, a postura do estudante não é isolada. Seu Time de Futsal "Canalhas", fez uma publicação chamando "todas as loiras de fisioterapia para o show" e, ao ser questionado sobre a camiseta do jogador, respondeu que "todos levaram na brincadeira" e que inclusive havia sido uma mulher que fez o pedido das camisetas.
O Levante Popular da Juventude e o DCE da UFPR fizeram denunciaram para a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) e estão buscando as medidas legais cabíveis para que não haja espaço para o machismo e o sexismo expresso na postura desses estudantes.
Essa situação é mais um capítulo triste da misoginia nos esportes, principalmente no futebol que, além de pregar máximas patriarcais, se propõe a perpetuar o que há de mais tóxico dentro do referencial de masculinidade. Não à toa vimos inúmeros casos de acusações de estupros e até crime de feminicídio cometidos por jogadores.
Construiremos ainda, no âmbito pedagógico, um espaço voltado para as atléticas sobre "Machismo nos Esportes", entendendo que embora os estudantes e o time precisam responder por essas ações, a ação libertadora da educação é o que transforma!
Atualização. Organização do evento expulsa time "Canalhas Fc"
A organização da chamada Copa DEF, em nota, afirma ter expulsado a equipe "Canalhas Fc". Confira a nota abaixo, publicada no instagram:
A organização da Copa Def vem por meio deste comunicar
Um campeonato feito para todos, não tem espaço para falta de respeito. A violência nas ações da equipe ao objetificar e ofender as mulheres, e a violência física utilizada em quadra no dia 10 de novembro. Não devem e não vão passar batido.
Ressaltamos, que estamos dentro de uma instituição pública de ensino de qualidade e atitudes como estas não serão toleradas!
Dessa forma, em respeito a todas as equipes da Copa Def e principalmente a todas às Mulheres, a organização informa a expulsão da equipe Canalhas Fc.