O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) realiza neste sábado (18), em São Paulo (SP), uma sessão gratuita de cinema, com roda de conversa sobre o trabalho doméstico e questões raciais a partir da exibição do filme Garota Negra (1966), do diretor senegalês Ousmane Sembène. O encontro acontece na Cervejaria Central (Rua Jesuíno Pascoal, 101), a partir das 18h.
O debate tem as presenças confirmadas da primeira trabalhadora doméstica eleita para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a deputada estadual Ediane Maria (PSOL); da coordenadora do MTST, Débora Lima; e da professora e pesquisadora de cinema Mariana Queen.
O filme escolhido conta a história de uma jovem senegalesa levada à França para trabalhar como babá. Porém, ao chegar lá, ela passa a ser vítima de exploração por parte do casal de patrões, que exigem que faça todos os tipos de trabalhos domésticos sem receber salários.
Os organizadores do encontro recomendam que os interessados cheguem com antecedência ao local da exibição, devido às limitações de espaço. Além disso, é recomendado que cada participante leve alimentos não perecíveis para serem doados para as Cozinhas Solidárias do MTST.
Serviço:
Cine debate MTST - filme Garota Negra
18 de novembro (sábado), 18h
Cervejaria Central – rua Jesuíno Pascoal, 101 – Vila Buarque, São Paulo (SP)
Grátis (recomenda-se levar a doação de alimentos não perecíveis para as Cozinhas Solidárias do MTST)
Edição: Nicolau Soares