A onda de calor que atinge boa parte do Brasil nos últimos dias pode levar a um recorde de temperatura na maior cidade do país. De acordo com a previsão do site Climatempo, São Paulo pode ter 38°C na tarde desta quinta-feira (16), algo que nunca aconteceu antes em registros oficiais.
Segundo os arquivos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde de temperatura mais alta na capital paulista foi em 14 de outubro de 2014: 37,8°C. Nesta semana, houve registros próximos: 37,7°C na segunda e na terça-feira, segundo o próprio Inmet.
E não são apenas os moradores de São Paulo que estão sofrendo com o calor. Ainda de acordo com o Climatempo, a temperatura máxima em Cuiabá (MT) pode chegar a 43°C, enquanto o Rio de Janeiro pode ter 40°C. Vale lembrar que esses índices são as temperaturas oficiais: a sensação térmica pode ser muito mais quente (no Rio ela chegou aos 58°C na última terça-feira, dia 14).
Já o Inmet apresentava, na manhã desta quinta, um mapa mostrando que as regiões Centro-Oeste e Sudeste, além de parte das regiões Norte, Nordeste e Sul estavam sob "perigo" ou "grande perigo" devido às altas temperaturas.
Chance de temporais no Sul
Segundo os institutos de meteorologia, as temperaturas devem seguir altas pelo menos até o próximo sábado (18) em diversas partes do país. Entretanto, na região Sul, há uma preocupação adicional, com o risco de temporais nos três estados da região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
O Inmet alerta para a possibilidade de fortes chuvas, que podem superar os 100 milímetros (mm) em algumas localidades. Como referência, as médias de chuva para todo o mês de novembro são de 136 mm em Curitiba, 129 mm em Florianópolis e 136 mm em Porto Alegre.
Edição: Nicolau Soares