Foi aprovada no início de novembro a criação da bancada negra na Câmara dos Deputados. O grupo deverá ter seus integrantes escolhidos em 20 de novembro, dia da Consciência Negra. A conquista dá aos deputados o direito de usar a palavra durante as comunicações de liderança, toda semana por cinco minutos, e também de participar de reuniões de líderes da casa.
Para entender melhor qual vai ser o papel dessa bancada, o Central do Brasil desta sexta-feira (17) conversou com Reginete Bispo, deputada federal pelo PT do Rio Grande do Sul.
Bispo apontou que a bancada irá estabelecer uma agenda de projetos que tratam da luta antirracista. "Nós temos projetos que tramitam na Câmara Federal há anos e que não andam, então a bancada negra terá esse papel de fundamentalmente ver as pautas que interessam na promoção da igualdade racial e priorizá-las na pauta da Câmara."
"A criação da bancada negra é um fato histórico", diz ela. "São quase 200 anos de república e pela primeira vez nós vamos ter uma bancada constituída por pessoas negras e reconhecida dentro da Câmara Federal. Isso representa um avanço enorme na democracia brasileira, uma vez que nós negros e negras somos 60% da população brasileira e os nossos espaços de representação são tão reduzidos."
Segundo ela, o enfrentamento a violência de Estado contra a juventude negra, com novas medidas de segurança pública que envolvam a reeducação das polícias a fim de provocar alterações nas abordagens policiais, e a regularização dos territórios quilombolas são prioridades da bancada.
A entrevista completa está disponível na edição desta sexta-feira (17) do Central do Brasil no canal do Brasil de Fato no YouTube.
Assista agora ao programa completo:
E tem mais!
Ucrânia na UE?
Negociação para a Ucrânia entrar na União Europeia podem começar ainda neste ano, mas Hungria pode ser um obstáculo para os planos de Kiev.
20 de novembro
Confira dicas culturais para curtir o Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima segunda-feira.
O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras.
Edição: Thalita Pires