viva zumbi e dandara

Festival da Consciência Negra traz política, cultura e gastronomia em SP neste domingo; atos ocorrem pelo país

Evento gratuito acontece no Galpão da Alameda Eduardo Prado, na região central da capital paulista, das 10h às 19h30

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Evento acontece no Galpão da Alameda Eduardo Prado - Divulgação

Um evento gratuito com muita cultura, ações formativas e gastronomia neste domingo (19) vai dar o pontapé inicial para a Marcha da Consciência Negra em São Paulo. O Festival "Viva Zumbi e Viva Dandara" terá ações formativas, artísticas e musicais na véspera da marcha.

O evento é organizado por um conjunto de organizações do Movimento Negro Brasileiro e acontece no Galpão Cultural da Alameda Eduardo Prado 474, no bairro de Campos Elíseos, região central da capital paulista, das 10h às 19h30.

A diversidade marca a programação cultural, que vai envolver alguns nomes relevantes na resistência e fortalecimento da cultura preta na maior cidade do país. O evento terá ato slam, baile de Hip Hop, reggae e roda de samba, que vão acontecer junto a espaços dinâmicos de estudos e diversas oficinas.

O almoço fica por conta da cozinha do Armazém do Campo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). No cardápio, xinxim de galinha com arroz, farofa e salada. Haverá ainda uma versão vegana do prato.

Além do MST, o evento, que tem apoio da Fundação Palmares, é organizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), pelo Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras por Direitos (MTD), pelo Movimento Brasil Popular (MBP) e pelos Comitês Populares.

Confira a programação completa:

10h - Oficina de Zines
12h - Primeiro Ato Slam - Edição Viva Zumbi e Dandara
14h - Oficina de Materiais pro 20N
15h - Oficina de Capoeira
16h30 - Baile de Hip Hop
17h30 - Reggae
18h30 - Roda de Samba
19h30 - Encerramento

Serviço: 
Festival Viva Zumbi e Viva Dandara
19 de novembro (domingo), a partir das 10h
Galpão Cultural - Alameda Eduardo Prado, 474, Campos Elíseos, São Paulo/SP

Atos pelo país

Também no  domingo (19) às 10h, em São Paulo, acontece a 9ª Marcha da Periferia da Brasilândia, com o tema “Queremos viver, não apenas sobreviver”. O ato denuncia “o racismo sustentado pelos governantes e poderosos” e defende a “reparação e garantia dos nossos direitos”, diz a convocatória. A concentração é no Circo Escola Penteado.  Protestos antirracistas estão também marcados em diferentes partes do Brasil. 

Neste mesmo dia, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) convocou um protesto no Rio de Janeiro (RJ) às 11h, no Leblon.   

No próprio 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, a Marcha da Consciência Negra na capital paulista está marcada para 11h no Vão Livre do Masp, na av. Paulista. Em Natal (RN), a concentração é às 16h na praça da Igreja da Vila de Ponta Negra. 

Também na segunda-feira (20), a Marcha Independente Zumbi Dandara tem concentração às 17h em Porto Alegre (RS), na Esquina Democrática. Sob o lema “Poder para o povo preto, por nossa identidade gaúcha e pelo direito à cidade”, o ato deve caminhar até o Largo Zumbi dos Palmares.  

Organizado pela Frente Negra Contra o Genocídio do Povo Negro, o ato faz parte da programação do Novembro Antirracista Unificado, com atividades desde o dia 6 deste mês.

Edição: Rodrigo Durão Coelho