A deputada eleita na Argentina e chanceler designada pelo presidente eleito Javier Milei, Diana Mondino, se encontrou-se neste domingo (26) com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Itamaraty, em Brasília, para uma reunião de trabalho.
O encontro foi confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em redes sociais. Segundo o órgão, Mondino convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a cerimônia de posse de Milei, no próximo dia 10. Mondino e Vieira também discutiram aspectos da relação bilateral entre Brasil e Argentina e o atual estágio das negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
A deputada eleita e Chanceler designada pelo governo Milei, Diana Mondino, encontra-se em Brasília, para reunião de trabalho com o Ministro Mauro Vieira. Na ocasião, entregou convite do Presidente eleito Javier Milei para que o Presidente Lula participe da sua posse, em 10/12 🇦🇷. pic.twitter.com/MR7kLjeVgf
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) November 26, 2023
A reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.
Após o encontro, Mondino repostou a publicação do MRE sobre ele. Também republicou em seu perfil no X, antigo Twitter, uma notícia sobre o evento. A notícia diz que o encontro teria servido para distensionar a relação com o Brasil.
:: Esquerda precisa de projeto de futuro para deter avanço da extrema direita na América Latina ::
La canciller de Milei viajó a Brasil para distender relaciones e invitar personalmente a Lula a la asunción https://t.co/NGTGjCegeG
— TN - Todo Noticias (@todonoticias) November 26, 2023
Durante a campanha eleitoral, Milei atacou Lula e o chamou de corrupto. Prometeu um distanciamento da Argentina com o Mercosul e incorporou em seu discurso muitos dos lemas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a esquerda.
Edição: Felipe Mendes