Na próxima terça-feira (5) o Movimento Humanos por Direitos (MHuD) será homenageado durante uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) às 10h.
A homenagem é uma iniciativa do mandato da deputada Marina do MST (PT) para o movimento que reúne artistas e completa 20 anos de atuação em pautas chaves para a sociedade brasileira como a erradicação do trabalho escravo e da exploração sexual infantil, a defesa da demarcação das terras dos povos originários e de ações socioambientais.
Leia mais: Não há garantia de direitos humanos sem a proteção e o cuidado aos defensores
A sessão solene contará com uma mesa de debate, que terá a participação da atriz e integrante do MHuD, Dira Paes; da deputada Marina do MST; do assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Nilmário Miranda; da Rede Social de Justiça; e do padre Ricardo Rezende, professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC).
A celebração seguirá durante toda a terça-feira com a exibição do filme “Pureza”, do diretor Renato Barbieri e protagonizado por Dira Paes. O longa, inspirado em episódios reais, conta a história de Pureza Lopes Loyola que sai em busca de seu filho, Abel, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. A exibição ocorrerá às 15h30 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).
A partir das 18h, o CCBB também será palco de um show com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Aroeira, Palco da Vida e Leonardo Vianna para a celebrar os 20 anos na luta por direitos e democracia do movimento.