assista

Bem Viver mostra como cacau agroecológico do MST virou destaque na África do Sul

Na conferência Dilemas da Humanidade, BdF apresentou documentário sobre atuação do movimento sem terra no sul da Bahia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito - Brasil de Fato - Divulgação/BdF

O episódio deste sábado (2) do Bem Viver, programa do Brasil de Fato, traz uma cobertura completa da conferência internacional Dilemas da Humanidade, que reuniu partidos políticos, sindicatos e movimentos populares de todo o mundo em outubro. 

Foram mais de 70 países envolvidos no evento para trocar experiências e delinear caminhos para enfrentar a crise no neoliberalismo e apontar ações práticas para a construção do socialismo.

O Brasil de Fato acompanhou e participou do encontro. Foi apresentado no evento o documentário Terra Vista, que relata o desafio e sucesso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para transformar uma região destruída pelo agronegócio no sul da Bahia em uma área de referência na produção de cacau agroecológico.

:: Racismo ambiental: programa Bem Viver explica origem do termo e como prática atinge a população ::

A produção foi feita e parceira com o Orfalea Center, da Universidade da Califórnia e, no momento, está inscrito em diversos festivais internacionais.

No Momento Agroecológico, você vai conhecer a Mviwata, uma rede que trabalha para defender os interesses políticos, econômicos e culturais dos pequenos agricultores da Tanzânia. Fundada há 30 anos, a rede criou uma rádio para divulgar as pautas e vozes dos camponeses tanzanianos.  

Tem uma entrevista com Nharebat Intchasso, pesquisadora e engenheira agrônoma, que já foi ministra da Educação em Guiné-Bissau, e fala sobre as batalhas no país pelo direito à terra.

E, ainda, uma reportagem que acompanhou o encontro de jovens na conferência. Uma troca de experiências e construção coletiva de soluções para enfrentar problemas comuns, principalmente no Sul Global, como falta de acesso à educação, moradia, saúde e emprego. 

:: 'A agroecologia tinha que acontecer agora numa escala planetária', diz Krenak no encerramento do Congresso Brasileiro de Agroecologia ::

Quando e onde assistir 

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui. 

Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC  

Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET.  

Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET.  

:: Especialistas debatem sobre a importância da Assistência Social no contexto do desastre ::

Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital.  

Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.  

Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.  

TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.  

Sintonize   

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.   

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.   

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Douglas Matos