TERRITÓRIO

Evento promove arte e cultura no Complexo do Alemão (RJ)

A 16° edição do “Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela” ocorre no sábado (16)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Intervenções de graffiti e lambe-lambe ocorrerão ao longo de todo o dia na comunidade - Foto: divulgação/Instituto Raízes em Movimento

A 16° edição do “Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela” ocorre no sábado (16) ao longo de todo o dia no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. O evento, que reúne exposição fotográfica, roda cultural de MCs, debates e graffiti, é promovido pelo Instituto Raízes em Movimento.

A programação das 10h às 19h prioriza o diálogo com a comunidade e a valorização da cultura favelada. As alunas do projeto “Mulheres na Linha de Frente”, por exemplo, apresentarão seu trabalho fotográfico narrativo sobre o cotidiano de outras mulheres moradoras da favela.

Outro ponto de sinergia com a comunidade será a Batalha de MC’s, comandada por Lis MC. O Hip-Hop, movimento cultural que se tornou um espaço de empoderamento, conscientização e resistência para boa parte dos jovens da periferia promete trazer muita irreverência a partir de versos e rimas contundentes.

Leia mais: Consequências da crise climática são mais sentidas nas favelas

Na ocasião haverá também o lançamento do “Acervo Memórias Faveladas”, portal digital em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), com mais de mil documentos históricos sobre o Complexo do Alemão. 

Além disso, durante o encontro ocorrerá uma roda de conversa para apresentar  os resultados parciais do Projeto Conhecer e Desenvolver, financiado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que está promovendo uma ação-piloto na Travessa Laurinda, no Morro do Alemão, para construir um diagnóstico propositivo para melhorias urbanas, socioambientais e climáticas na área, através da articulação e participação ativa da população local. 

Intervenções de graffiti e lambe-lambe ocorrerão ao longo de todo o dia na comunidade.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister