REPATRIAÇÃO

Avião da FAB decola para resgatar mais um grupo de brasileiros em Gaza

Outra aeronave decolou neste sábado 11 toneladas de alimentos doados pelo MST para ajuda humanitária

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Primeiro grupo de brasileiros e palestinos foi repatriado em novembro, após intensa negociação diplomática - Itamaraty

O avião KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou, na manhã deste sábado (9), da base área de Galeão, no Rio de Janeiro, para repatriar o segundo grupo de brasileiros que estão na Faixa de Gaza desde o início do conflito na região. 

Este é o 11º voo da Operação Voltando em Paz, articulada pelo governo federal. O avião saiu do Brasil com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito, em um voo direto, com duração estimada de 15 horas. O pouso deve acontecer por volta das 20h no horário de Brasília. A expectativa é de que o voo de volta saia do Cairo na manhã deste domingo (10). 

Em novembro, o governo brasileiro repatriou um grupo de 32 pessoas que estavam na Faixa de Gaza

Esta missão estava prevista para a última quinta-feira (7), mas ficou suspensa enquanto os brasileiros aguardavam autorização para atravessar a fronteira do território palestino com o Egito. 

:: MST envia primeira carga com 2 toneladas de alimentos a Gaza; objetivo é chegar a 100 toneladas ::

O Ministério das Relações Exteriores listou um grupo com 102 nomes que devem ser repatriados nesta operação. Mas, segundo a CNN, apenas 78 pessoas foram autorizadas a cruzar a fronteira. Segundo apuração da emissora, 24 nomes foram vetados por Israel. Entre eles estão brasileiros e palestinos. Os motivos do veto não foram explicados. 

Outro avião da FAB, do modelo KC-390 Millennium (Embraer), decolou na tarde deste sábado, às 15h, também da base aérea do Galeão, levando a bordo 11 toneladas de alimentos não perecíveis, doados pelo governo brasileiro em uma parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esta é a segunda doação do movimento, que tem pautado uma agenda de solidariedade ao povo palestino. 

A aeronave fará paradas técnicas no Recife, Cabo Verde, Lisboa, Atenas e no Cairo, até chegar ao destino final: Al-Arish, onde o material será descarregado. 

Cessar-fogo 

Nesta sexta-feira (8), os Estados Unidos vetaram mais um acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas. A resolução foi elaborada pelos Emirados Árabes Unidos. O representante dos Estados Unidos na ONU, Robert Wood, afirmou que a resolução foi "apressada" e que faltou uma "consultada adequada". Ele considerou o documento "desequilibrado" e "desconexo da realidade". 

Treze países, entre eles o Brasil, votaram a favor da resolução. O Reino Unido se absteve. Os Estados Unidos foram os únicos a votar contra o pedido de cessar-fogo. A decisão dos EUA está sendo criticada por diversas organizações não-governamentais pela decisão. 

Edição: Thalita Pires