Ancestralizou

Morre Luiz Alberto, ex-deputado federal e um dos fundadores do MNU na Bahia

Luiz Alberto foi deputado federal e o primeiro secretário da Promoção da Igualdade Racial da Bahia

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Luiz Alberto, 70 anos, foi deputado federal por quatro mandatos, um dos fundadores do MNU e o primeiro secretário a assumir a Sepromi - Sepromi

Morreu na manhã desta quarta-feira (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), um dos co-fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU) na Bahia e o primeiro secretário da Promoção da Igualdade Racial da Bahia. Atualmente, ele ocupava o cargo de assessor especial da Secretaria de Estado Justiça e Direitos Humanos.

De acordo com o secretário da pasta, Felipe Freitas, Luiz Alberto, que tinha 70 anos, sofreu um infarto nesta manhã, em sua casa em Lauro de Freitas. Ele chegou a ser levado ao Hospital Aeroporto, onde faleceu. “Perdemos a presença física do nosso camarada. Nos resta agora honrar seu legado e seguir na luta!”, escreveu Freitas em suas redes sociais.

:: Começa nesta quarta (13) em Salvador a maior feira de agricultura familiar do país ::

Nascido no município baiano de Maragogipe, em 1953, Luiz Alberto exerceu quatro mandatos como deputado federal, sendo o primeiro deles de 1997 a 1999 e os outros três consecutivos, de 2003 a 2015. Sua atuação no parlamento foi voltada principalmente para a defesa da justiça racial, das religiões de matrizes africanas, da cultura, dos sindicatos, sem-terra, sem-teto, mulheres e quilombolas.

Além de sua trajetória no MNU Bahia, onde foi coordenador de 1995 a 1998, ele também teve uma importante atuação sindical quando foi servidor da Petrobras fazendo parte do Sindicato dos Petroleiros da Bahia e do Sindicato Único dos Químicos e Petroleiros. Na década de 80, ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

:: MP da Bahia denuncia deputado estadual acusado de liderar grupo miliciano em Feira de Santana ::

* Com informações da Agência Brasil

 

Fonte: BdF Bahia

Edição: Gabriela Amorim